Traductor

domingo, 18 de agosto de 2013

Jardineira de carne de vaca

Hoje nada de especial, simplesmente carne de vaca estufada com legumes, na qual conhecemos pelo nome de Jardineira ou jardineira de carne de vaca. Será dos pratos que todo mundo sabe fazer, não fosse abundar por ai receitas de jardineiras, mas porque esse nome?  Será que quem a inventou usava Jardineiras (celebre caças com alças), ou será que tem a ver com diversidade da utilização de vários legumes (a mistura de vários legumes darem-se por esse nome), ou até pelo colorido que pode ficar este prato, pois uma jardineira (vaso) costuma ter uma variedade de flores e cor. Uma coisa eu sei, a receita é bem simples e fácil de fazer, podem usar uma variedade enorme de legumes (eu só utilizei batatas, cenoura e ervilhas) para fazê-la tendo como segredo o tempo de confecção. Um prato ideal para aqueles dias em que o frio já sé nota ao fim do dia, pois é toda ela do mais reconfortante e conservador que há em termos de comida.

Ingredientes
800 gramas de carne de vaca para estufar
1 cebola grande
3 dentes de alhos
1 colher (das de chá) de colorau
1 copo de vinho branco
3 tomates bem maduros
600 gramas de batatas
150 gramas de ervilhas
150 gramas de cenouras
Azeite quanto baste
Sal ao paladar
Pimenta a gosto

Preparação
Num Tacho largo em lume médio cubra o fundo com azeite e coloque a carne cortada em pedaços + ou – do mesmo tamanho, deixe dourar um pouco e introduza o colorau, a cebola e os alhos picados, mexa bem e quando a cebola ficar translúcida verta o vinho branco por cima e deixe levantar fervura em lume forte. Reduza novamente para lume médio e coloque os tomates triturados, tempere de sal e pimenta a gosto, mexa e deixe apurar um pouco, acrescente água até cobrir a carne, deixe cozer até a carne ficar bem macia. Quando a carne estiver pronta acrescente os legumes (batatas aos cubos e cenoura a rodelas), volte a cobrir tudo com água e verifique o ponto de sal, levante fervura em lume forte e reduza para lume fraco para deixar cozer ate os legumes ficarem cozidos.


Bom Apetite

4 comentários:

  1. amanha ´já vai ser o meu almoço , estava apensar o que fazer esta foi uma boa ideia está frio até vai saber bem . obrigada bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada. Agora já sabe onde buscar um pouco de inspiração.

      Eliminar
  2. vou fazer amanhã, espero que fique com esse aspecto maravilhoso... Obrigada

    ResponderEliminar