Esmagada de couve com morcela de Arganil

Muitas vezes temos vontade de mudar um pouco os acompanhamentos dos pratos, só que não sabemos pelo que vamos mudar e acabamos seguindo o acompanhamento tradicional. Hoje voz deixo aqui um acompanhamento que normalmente acompanha com bacalhau, mas também pode acompanhar com um prato de carne. Alem disso trata-se de um acompanhamento muito simples que até pode servir de uma refeição ligeira ou até de uma entrada, ideal para desintoxicar dos excessos do verão. Assim temos a nossa Esmagada de couves com batatas possivelmente natural da região do Douro, na qual resolvi incrementar com uma morcela de Arganil.

Ingredientes
1 kg de couves portuguesas ( couve de folha grande)
3 ou 4 batatas grandes
1 morcela de Arganil (morcela de sangue)
1 cebola
4 dentes de alhos
3 colheres ( das de sopa)de vinagre de vinho branco
Azeite quanto baste
Sal quanto baste
Pimenta a gosto

Preparação
Depois das batatas bem lavadas, corte-as ao meio e coloque-as a cozer com a pele num tacho bem grande com bastante água. Lave as folhas de couves e rasgue-as com a mão retirando os talos mais grossos. Enrole as folhas de couves em molhinhos (tipo charutos) e bata-lhes com um rolo de massa até estarem bem esmagadas. Quando a água das batatas ferver, tempere com sal e introduza a couve esmagada, deixe cozer destapado durante uns 30 minutos.
Escorra  a água reservando um pouco e separe as batatas das couves. Depois das batatas frias retire-lhe as peles rejeitado-a e esmague ligeiramente, reserve. Leve ao lume  um pouco de azeite com os alhos esmagados e a cebola picada, deixe estrugir um pouco e acrescente a morcela as rodelas, mexa ligeiramente para não desfazer muito a morcela e junte as couves e as batatas esmagadas, misture bem e adicione um pouco do caldo reservado e deixe cozer uns 5 minutos. Borrife com vinagre e tempere com pimenta a gosto. Sirva simples ou como um acompanhamento.


Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares