Traductor

sábado, 21 de setembro de 2013

Esmagada de couve com morcela de Arganil

Muitas vezes temos vontade de mudar um pouco os acompanhamentos dos pratos, só que não sabemos pelo que vamos mudar e acabamos seguindo o acompanhamento tradicional. Hoje voz deixo aqui um acompanhamento que normalmente acompanha com bacalhau, mas também pode acompanhar com um prato de carne. Alem disso trata-se de um acompanhamento muito simples que até pode servir de uma refeição ligeira ou até de uma entrada, ideal para desintoxicar dos excessos do verão. Assim temos a nossa Esmagada de couves com batatas possivelmente natural da região do Douro, na qual resolvi incrementar com uma morcela de Arganil.

Ingredientes
1 kg de couves portuguesas ( couve de folha grande)
3 ou 4 batatas grandes
1 morcela de Arganil (morcela de sangue)
1 cebola
4 dentes de alhos
3 colheres ( das de sopa)de vinagre de vinho branco
Azeite quanto baste
Sal quanto baste
Pimenta a gosto

Preparação
Depois das batatas bem lavadas, corte-as ao meio e coloque-as a cozer com a pele num tacho bem grande com bastante água. Lave as folhas de couves e rasgue-as com a mão retirando os talos mais grossos. Enrole as folhas de couves em molhinhos (tipo charutos) e bata-lhes com um rolo de massa até estarem bem esmagadas. Quando a água das batatas ferver, tempere com sal e introduza a couve esmagada, deixe cozer destapado durante uns 30 minutos.
Escorra  a água reservando um pouco e separe as batatas das couves. Depois das batatas frias retire-lhe as peles rejeitado-a e esmague ligeiramente, reserve. Leve ao lume  um pouco de azeite com os alhos esmagados e a cebola picada, deixe estrugir um pouco e acrescente a morcela as rodelas, mexa ligeiramente para não desfazer muito a morcela e junte as couves e as batatas esmagadas, misture bem e adicione um pouco do caldo reservado e deixe cozer uns 5 minutos. Borrife com vinagre e tempere com pimenta a gosto. Sirva simples ou como um acompanhamento.


Bom Apetite

Sem comentários:

Enviar um comentário