BBQ SAUCE ”molho barbecue” e costelas de porco

Aqui esta uma coisa que esta de moda, o molho barbecue prontinho a ser usado, como condimento em certos pratos, ou como é mais usado ao confeccionar carnes, sobretudo as típicas costelas de porco.
Provando uma vez o molho barbecue vendido em supermercados já preparados em frascos, exclamei “que horror como podem gostar disto”, fiquei com a sensação de algo artificial na boca e pensei “poderá fazer-se em casa?”, visto isso resolvi fazer uma boa pesquisa sobre este molho típico americano.
Com uma origem (do meu ponto de vista) possivelmente acidental, alguém que estaria grelhar carnes e deixaria queimar alguns ingredientes junto a churrasqueira, tipo ketchup, mostarda, etc.
Sendo um molho principalmente utilizado na carne para enfatizar um pouco o sabor de grelhar, ou de estar em cima das brasas, ter um sabor a fumo ou defumado, daí o seu nome BBQ na qual em português significa ; grelhar ou assar alguns alimento sobre chamas ou brasas de madeira. Com um sabor picante e adocicado, as variações incluem o uso de vinagres, melaços e pimentas, receitas que variam segundo a região da America.

Podendo variar é muito coforme as regiões, aqui deixo alguns exemplos, na Califórnia: utilizam açúcar amarelo vinagre e malaguetas, no Kansas City: melaço e tomate, Carolina do Sul: vinagre, mostarda, pimenta preta, Carolina do Norte: vinagre líquido, flocos de pimenta, Alabama: maionese, malaguetas, Texas: molho de tomate com pimentões e cominho, Arkansas: tomate e molho de vinagre com pimenta e melaço. Sendo 12 estados americanos já pode ver que as variasses serão muitas e a sua preparação não é nada fácil, incluindo algumas receitas utilizam a fumaça liquida.

Ficou intrigado com a fumaça liquida, pois se trata de um produto liquido obtido da condensação da fumaça e vapores obtidos pela queima da madeira. A fumaça líquida proporciona sabor, aroma e cor de defumada ao alimento. Com varias maneira de prepará-la, sendo uma das mais básicas; basta fazer uma fogueira em um forno e canalizar a fumaça sob-pressão para dentro de uma vasilha com água, com isso, o gás da madeira queimada se dissolve no líquido e o extrato está pronto para ser utilizado. Ou comprar um frasco já industrialmente preparado, O uso de fumaça líquida nos alimentos possui custo muito mais barato do que o procedimento de defumar os alimentos pelo processo tradicional,(expor o alimento à fumaça resultante da queima da madeira) facilitando assim as confecções dos pratos que necessitam esse sabor.

Neste contesto temos a carne de porco que é consumida pelo homem já a vários séculos, com registros de 5000 A.C., na China e no Oriente médio. Atualmente sendo uma das carnes mais consumidas no mundo e com a redução do teor da gordura na carne de porco, hoje em dia podemos consumi-la e manter uma alimentação saudável e equilibrada, basta seguir uns simples conselhos na hora de comprar, verificar sempre que as peça de carne tenha uma cor rosada uniforme, com reduzida perda de água, tenra e elástica, porem firme, suculenta e pouca gordura. Sendo a carne de porco uma das carnes mais saborosas, e é na costela que o molho BBQ é mais utilizado na qual sé popularizou por todo o mundo, sendo uma parceria de grande sucesso e paladar.

Sendo assim hoje vamos preparar este famoso molho a minha maneira, para utilizar em cima de umas costelas de porco, mas não será grelhadas, pois o molho já enfatizara essa parte. Será um pouco demorado, pois primeiro vamos ter de preparar uma receita de Entrecosto agridoce, guardando todo o molho desse preparado e só numa outra ocasião preparamos o BBQ sauce.

Ingredientes; BBQ sauce

Restos de molho de assado agridoce
1 frasco de ketchup (300ml)
½ frasco de água (150ml)
2 colheres (das de sopa) de vinagre de maça
2 colheres (das de sopa) de fumaça liquida

Preparação

Num tacho verta todo o conteúdo do frasco de ketchup, coloque água no frasco até metade e verta no tacho. Acrescente o restos de molho do assado agridoce, vinagre e a fumaça liquida, mexa bem até unir todos os ingredientes e leve a lume médio mexendo sempre até reduzir para metade. Apague o lume e deixe esfriar, mude para um frasco e guarde no frigorifico assim sua duração sé prolongara e terá sempre a mão quando desejar.

Ingredientes; Costela de porco
1quilo de costelas de porco
Sal grosso quanto necessário
BBQ sauce quanto necessário







Preparação

Parta a costela em pedaços entre os ossos e esfregue em sal grosso para desidratar, numa panela com água já a ferver ponha os pedaços de entrecosto cerca de 8 a 10 minutos para escaldar, retire e coloque em um tabuleiro com a carne virada para cima, tape com papel alumino e leve a assar em forno a 200ª cerca de 40 minutos. Retire do forno e destape, pincele com molho barbecue e vai novamente ao forno no mesmo tabuleiro destapado (na prateleira do meio) agora só com o Grill ligado até dourar. Repita essa operação umas 3 vezes e sirva com acompanhamento de sua preferência ou simples para picar.


Bom Apetite




NOTA:
Esta receita que apresento de varias que fiz e provei, segundo o meu paladar e critério é a que me saiu mais saborosa. Mas não querendo perder tempo a fazer o entrecosto Agridoce, pode fazer o molho barbecue da seguinte maneira.

-Num tacho ponha 2 dentes de alho esmagados a estrugir em 2 colheres (das de sopa) de óleo de girassol. Quando os alhos estiverem loiros, retira-los e acrescente 1 chávena (das de chá) de ketchup, 1 chávena de açúcar amarelo, ½ chávena de água, ½ chávena de vinagre de maça, 1 colher (das de sopa) de colorau picante, 1 colher de sal grosso, 2 colheres de fumaça liquida. Mexa bem e deixe cozer em lume médio até reduzir a metade, retire do lume e deixe esfriar antes de guardar no frigorifico. Esta receita ficou em segundo lugar das testadas por mim...........Bom apetite

Comentários

Mensagens populares