Bacalhau de Cebolada

Muito já falei do “Fiel amigo” e muito teria para falar, e como costumo dizer os pratos mais toscanos são os mais ricos, tanto em historia como em sabor. Este é o caso do Bacalhau de Cebolada um prato típico de Ponte de Lima, muito tradicional antigamente nas feiras quinzenais como petisco, logo as tabernas e os restaurantes da vila começaram a servir em seus menus diários. Neste salto qualitativo da feira para os cardápios este prato típico de Ponte de Lima afirma a sua antiguidade como um dos pratos mais tradicionais de Portugal. Hoje em dia é um prato obrigatório numa das feiras mais antigas de Portugal (em Ponte de Lima), o Fim de Semana do “Bacalhau de Cebolada” pretende fortalecer e manter esta tradição como iguaria gastronômica, oferecendo a todos que por lá passam oportunidade de degustar o sabor autêntico, saborosamente envolvido por um molho divinal que dá à cebolada um gosto inconfundível.

Ingredientes
4 boas postas de bacalhau (salgado e previamente demolhado)
3 cebolas em rodelas grossas
½ pimento vermelho em tiras
½ pimento verde em tiras
1 chouriço de carne as rodelas (facultativo)                       Com batatas fritas

800 gramas de batatas as rodelas finas
2 folhas de louros
6 dentes de alhos
1 malagueta
Azeite quanto baste
Sal quanto baste



                                                                           

Preparação
comece por untar as postas de bacalhau com um pouco de azeite e embrulhe individualmente em papel alumínio, leve ao forno pré-aquecido 200º durante cerca de 10 minutos. Entretanto leve ao lume médio uma sertã com o fundo coberto de azeite e os alhos esmagados, adicione as cebolas, as batatas, os pimentos, o chouriço, as folhas de louros e a malagueta inteira e tempere de sal, faça uma cebolada e deixe alourar. Num tabuleiro de ir ao forno (sé for de barro melhor) coloque as postas de bacalhau (retiradas dos embrulhos de papel alumino) e cubra com a cebolada, leve novamente ao forno 180º por mais uns 15 minutos. Sirva em travessa ou em prato individual. 

Querendo pode fazer a cebolada sem as batatas, servindo no fim com as batas fritas as rodelas na qual também fica ótimo.


Bom Apetite

Comentários

  1. Que delicia Jose, me encanta el bacalao y asi como lo has preparado tiene que estar buenisimo¡¡¡ bss

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares