Traductor

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Domingo Gordo com feijoada brasileira

Hoje é Domingo gordo de carnaval, portanto aqui em casa e dia de Feijoada, e este ano vai ser à Brasileira, a preferida aqui em casa. Sempre é assim neste domingo, ha que aproveitar e comer com fartura, pois logo vem quarenta dias de jejum. A festa do carnaval surgiu no século XI. Contando da Semana Santa pela Igreja antecedida por quarenta dias de jejum a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-Feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "Carnaval" está desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "Carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres.
O Carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem sempre a quarta-feira de cinzas. Esses dias são chamados gordos em especial a terça-feira (Terça-Feira Gorda), também conhecida pelo nome francês mardi gras que é sinônimo de Carnaval. Logo a seguir vem a quaresma, tempo de penitência e privação,

Feijoada; Ingredientes
1/2 kg de feijão preto
1/2 kg de entrecosto
1/2 cara de porco
1 pé de porco aos troços
1 rabo de porco
1 chouriço crioulo ( chouriço de carne corrente tipo de colorau ou extra )
150 gramas de toucinho fumado
200 gramas de carne de vaca ( no Brasil usa-se carne de vaca seca )
1 cebola grande
3 dentes de alho
2 folhas de louro
2 tomates maduros
sal grosso
vinagre
azeite
picante ( se o desejar )

Preparação
Com o mínimo de 24 horas antes por os feijões de molho em bastante água. Doze horas antes cortar todas as carnes de porco aos pedaços e salgar com sal grosso, se tiver carne seca de vaca por de molho também, se for fresca reserve.
Numa panela grande ponha uma golpada de azeite com a cebola e os alhos picados o louro, deixe começar a estrugir, logo a seguir uma colher ( de sopa ) de vinagre , mais um ou dois minutos e acrescente os tomates triturados, levante fervura ( acrescente o picante se o desejar ), ponha as carnes todas já lavadas do sal, o chouriço as rodelas e toucinho e a carne de vaca aos pedaços pequenos, mecha tudo e acrescente os feijões juntamente com a água de o demolhar, ponha em lume forte ate levantar fervura. Quando estiver a ferver reduza para lume médio e deixe cozer cerca de 2 horas, mexendo de vês em quando. Se for necessário acrescentar mais água.

Farofa; Ingredientes
200 gramas de farinha de mandioca
100 gramas de toucinho fumado
2 dentes de alho
2 ovos
azeitonas pretas sem caroço
sal
azeite

Preparação
Numa pela antiaderente ponha uma golpada de azeite com os alhos esmagados, quando estiverem louros retire e acrescente o toucinho as tirinhas finas, frite e ponha a farinha, tempere de sal mexendo sempre ate torrar a farinha. Quando estiver retire a farinha para um recipiente e na mesma pela ponha os ovos batidos mexendo sempre (tipo ovos mexidos ), acrescente azeitonas aos pedacinhos e a farinha, mexa tudo e já esta pronta a Farofa.

Couve Frita;
Ingredientes

1 kg de couves verdes ( portuguesa )
100 gramas de toucinho fumado
2 dentes de alhos
azeite
sal
vinagre

Preparação

Num tacho ponha o toucinho as tiras e frite, a seguir acrescente os alhos picados, quando estiver loiros acrescente as couves já lavadas e cortadas as tirinhas ( como para caldo verde ), vá mexendo sempre ate começar a amolecer as couves e começar a fritar, tempere de sal e acrescente uma borrifada de vinagre e deixe evaporar.



Sugestão

Pode Também acrescentar como acompanhamento da feijoada laranja descascada e cortada aos gomos e bananas fritas.


Bom Apetite

2 comentários: