Arroz Negro

O arroz negro ou negre em valenciano é um prato de arroz seco feito em uma paella ou sertã grande, relatos mais antigos falam de sua confecção em panelas de barro, na qual seu sabor e aparência ficam muito diferente de os arrozes de hoje. Preparado principalmente com lulas ou chocos na qual sé retira umas bolsa de tintas que estão nas barbas do molusco, tinta essa que sé adiciona ao arroz em sua preparação, dando assim sua cor negra.
Um prato típico de Palafrugell um município de Girona na região de Catalunha, assim como em toda a costa da Catalunha. É um prato que também aparece em muitas zonas do mediterrâneo, como em Itália donde sé pode degustar o “Riso Nero a al Fiorentina” ou mesmo “Riso al Nero di seppia”.
O arroz é servido na paellera ou recipiente no qual arroz foi cozido. Serve-se acabado de fazer com uma taça com maionese de aioli sobre a mesa para que os comensais misturar com a doze de arroz em seu prato.

Ingredientes
300 gramas de arroz
500 gramas de lulas
4 camarões grandes
½ litro de fumet
8 gramas de tinta de chocos (vende-se em bolsinhas de 4 gramas)
1/3 de um copo de vinho branco
1 cebola media
3 dentes de alhos
Azeite quanto baste
Sal e pimenta a gosto

Preparação
Prepare um fumet tal e qual como indica na receita de Arroz de tamboril, passe por um coador e deixe esfriar.
Lave as lulas em água fria e limpa-lhe da película que as cobre e as tripas. retire os olhos e o pico córneo da cabeça, corte em pedaços a lula e deixe em água fria. Fure as bolsas de tinta e verta para uma taça e dilua com o vinho branco.
Em uma Paellera (pode usar uma sertã grande) com azeite, refogue a cebola, os alhos e o pimento picados até a cebola ficar translucida e veta a tinta diluída, deixe levantar fervura e adiciona-lhe as lulas cortadas e os camarões inteiros, tempere de sal e pimenta e refogue entre 8 a 10 minutos em lume médio. Retire os camarões e coloque o arroz e regue com o fumet, mexa e deixa cozer uns 15 minutos em lume alto. Apague o lume retifique os temperos e deixe repousar uns minutos antes de servir.
Sirva os pratos com a doze de arroz e um camarão e uma colher de alioli por cima.

Nota:
Se tiver habilidade pode tirara as sacas de tinta quando as lulas forem frescas, para isso basta fazer um corte inferior na cabeça e retira-las com muito cuidado para não romper.


Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares