Entranha com Farofa


Hoje e dia de montar a arvore de Natal e o presépio, portanto o comer tem que ser rápido e nada melhor que uma entranha.
Entranha rápida, fácil de fazer e muito saborosa, quando falamos em entranha na parte animal, pensamos logo em bucho, tripas, vísceras, etc. Pois não é nada disso, mas sim um corte de carne (chama-se corte de carne uma peça de carne pronta para ser preparada, tanto assada como grelhada) principalmente da carne bovina. A Entranha corresponde a parte de fora da diafragma do animal, uma espécie de aba que fica pendurada e agarrada as costelas conhecida como Fraldinha do diafragma no brasil ou Skirt Steak na américa, já nuestros hermanos chamam-lhe Entraña. A entranha tem duas partes, a fina e a grossa. Ambas são muito saborosas, mas a fina é muito melhor, com menos gordura e mais macia. A parte mais grossa é mais forte e mais macia que a maioria dos outros cortes de carnes para grelhar. Normalmente a entranha vem inteira necessitando apenas tirara uma espécie de cartilagem que vem dos dois lados estando pronta para confeccionar. A melhor maneira de apreciar esta carne é grelhada apenas salpicada de sal grosso e 3 minutos de cada lado na grelha, tendo atenção de cortar a carne sempre contra a fibra na hora de degustar para que seja mais macia. É excelente para petiscar como um pica-pica antes de uma churrascada, acompanhado só com uma farofa simples na qual passamos a carne. Como refeição pode servi-la inteira com qualquer acompanhamento de sua preferência.


Ingredientes

2 entranhas entre 1.2 kg a 1.5 kg

Sal grosso

Preparação
Retira a cartilagem a entranha e salpique de sal grosso e enrole a peça de carne um ou dois minutos, limpe o excesso de sal e leve a grelha bem quente no máximo 3 minutos de cada lado. No meu caso tive de usar um elétrico, mas o ideal seria numa churrasqueira.










































Ingredientes; farofa
200 gramas de farinha de mandioca
50 gramas de bacon fumado
50 gramas de cebola bem picada
Sal fino

Preparação
Numa sertã em lume baixo coloque o bacon em trocitos e doure bem, retire o bacon e frite na gordura que fica a cebola bem picada, junte a farinha e sem parar de mexer deixe torrar. Acrescente o bacon e tempere de sal. Sirva a acompanhar com a carne grelhada.



Bom apetite

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares