Vazio de boi com batatas Ratte

Lembram-se da publicação de Costela de boi no forno na qual falamos da Ponta de agulha e os seus cortes. Pois hoje vamos utilizar um desses cortes conhecido com o nome de Vazio, que além de dar uns bons bifes pode ter outras utilizações. Simples e fácil de fazer acompanhado com umas batatas ratte, uma batata com um sabor muito peculiar.
Conhecida também com o nome de fingerling (finger=dedo), asparges e possivelmente até receba outros nomes, dependendo do país. Esta batata originaria da França e da Dinamarca desde do século XIX é das batatas mais apreciados pelos grandes chefes de cozinha e dos franceses e dinamarqueses obviamente. 
Devido as suas características é considerada uma batata de alta cozinha. De pele fine, mais alongada e ligeiramente curva, pouco mais grossa que um dedo e mais amarelas por dentro que as batatas normais, com um ligeiro sabor a avelãs e nozes, um rico sabor a frutos secos. Ideal para fazer cozida com casca, assada ou grelhada, uma batata que não necessita muito tempero para ser deliciosa, por exemplo, um pouco de manteiga ou azeite, sal e pimenta já oferece uma textura consistente, cremosa, densa e úmida. 
Possivelmente já terá visto a batata ratte em algum mercado, mas a sua aparência ou seu alto preço não será dos mais convidativos a comprar, coisa que aconselho a comprar e experimentar, pois só assim poderá desfrutar de uma batata de excelentes características de um processamento simples e muito saborosa. 


Ingredientes
600/700 gramas de vazio de boi em uma única peça
12 batatas ratte
8 fatias de bacon
4 dentes de alho
50 gramas de manteiga
Sal groso marinho
Pimenta a gosto

Preparação
Temperar a peça de carne com sal e pimenta a gosto, em uma sertã antiaderente grande (onde caiba a peça de carne) com os alhos ligeiramente pisados, doure a carne de todos os lados. Transfira a carne para um travessa de ir ao forno e leve-a ao forno pré-aquecido 50º/70º para cozer lentamente (não deixar passar dos 50 graus no interior da carne). Entretanto na mesma sertã ainda com os alhos derreta a manteiga e salte-e as batatas pré-lavadas e cortadas ao meio e ao comprido juntamente com o bacon. Retire carne do forno e deixe repousar um pouco, corte e 4 e sirva racionado com as batatas e o bacon.

Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares