Costela de boi no bafo ao forno

fazer carne no bafo e uma maneira que os brasileiros chamam de fazer carne abafada, no seu própio suco. Parecido com uma panela de pressão, mas aqui a técnica é embrulhar em plastico celofane (um plastico pró-pio para culinária e suportar altas temperaturas) ou em papel alumínio. Tanto pode ir ao forno como fazer-se numa churrasqueira em cima das brasas. A técnica trata-se embrulhar bem a carne com varias voltas para que não saia o suco e crie um especie de bafo onde a carne coze, uma técnica muito boa para carnes duras. 
Com o celofane a coisa e mais fácil, basta temperar a seu gosto peça de carne e fechar bem o celofane, já com o papel alumínio a que ter cuidado para que não cole a carne. Uns dos truque e forrar a carne com uma camada de cebolas depois de temperada, assim não fica em contacto e ao mesmo tempo da um bom sabor a cebola e fica caramelizado podendo servir de acompanhamento, outra e forrar o papel com uma gordura como manteiga ou azeite. Visto eu não ter uma churrasqueira resolvi fazer no forno, na qual o resultado foi excelente. Para acompanhar fiz uma batatas assadas ao sal, aproveitando assim o forno.


Ingredientes

1 quilo de costela de boi
1 colher (das de chá) de sementes de erva doce

6 batatas medias inteiras 
3 dentes de alhos
Sal grosso marinho quanto baste
Azeite quanto baste
Pimenta moída na hora a gosto ( opcional)






Preparação
Lave bem as batatas com a pele e envolva em azeite e passe pelo sal de modo que fique pegado e embrulhe em papel alumínio, reserve. Esfregue bem a costela em sal juntamente com as sementes de erva-doce e os alhos esmagados, tempere com um pouco de pimenta a gosto e embrulhe tudo em papel alumínio com o lado brilhante para dentro tendo em conta que a parte que toca na carne esteja borrifada em azeite. De umas 6 voltas com o papel alumínio de maneira que fique bem lacrado e fechado. Coloque juntamente com as batatas em um tabuleiro com grelha e um pouco de água para dar um pouco de umidade ao forno. Leve ao forno pre-aquecido em temperatura media durante umas 3 horas. Retire do forno e abra o embrulho, leve novamente ao forno para dourar um pouco. Sirva com as batatas e salada.

Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares