Huevos rotos

Penso que não pode haver tradução para este prato que é um ícone da gastronomia espanhola, principalmente na zona de Madrid. Este prato muito frequente em bares por toda Espanha como uma tapa (petisco ou aperitivo que se come com uma bebida) ou até em certos restaurantes como um primeiro prato.
A definição exata de "huevos rotos" é muito simples: ovos fritos na frigideira com bastante azeite, no qual sé deixam as gema quase cruas, de modo que quebram com facilidade na hora de servir e depois molham as batatas fritas, que são as principais acompanhantes deste prato, isso porque já existe varias versões com presunto, chouriço, verduras, etc.
Noz os portugueses lhe chamamos uns ovos estrelados com batatas fritas que na falta de tempo para cozinhar muitas vezes são uma boa refeição.
Assim foi o que passou hoje, fiz uns bons huevos rotos com batatas bravas, outro prato tradicional da cozinha espanhola. As Batatas bravas, também conhecidas como "patatas bravas", são batatas cortadas em dados irregulares com cerca de três centímetros de tamanho e fritas em óleo e acompanhadas por um molho picante, conhecido como salsa brava, dando-lhes assim o nome a estas batatas.

Ingredientes
(por pessoa)
2 ovos
2 batatas
Sal grosso


Preparação
Comece por descascar as batatas e corte em quadrados  entre 2.5 a 3 centímetros, lave-as e seque-as bem e frite em óleo até ficarem crocantes. A parte numa frigideira com 3 centímetros de altura de azeite, abra os ovos e frite salpicados com sal grosso. As gemas devem ficar meias cruas, na qual se rompem quando sé põe em cima das batatas.
"Quanta a salsa brava, para próxima dou a receita"

Bom Apetite



Comentários

Mensagens populares