Torresmos ao estilo de Sória

Há pecados que as vezes são uma delicia na qual ai que cometer. hoje em dia o consumo de alimentos com baixo teor de gordura, saudáveis e de baixo teor calórico estão atualmente na moda, mas há um aperitivo cujo sucesso está em sua característica crocante, gordurosa e salgada, os Torreznos (em espanhol) de Sória, que são basicamente fatias de toucinho extraído das costelas do porco, que depois de ligeiramente curada e seca ao ar livre também chamado bacon e que é frito em gordura abundante.
Prato tradicional da província de Castilla e Leon em Espanha, mais especificamente da região de Soria, de onde os torreznos tem sua marca de origem. Mesmo assim por toda Espanha existem centenas de restaurantes que preparam este aperitivo tradicional, assim como por todo o mundo, como os brasileiros que o fazem com toucinho fresco mas bem seco ou os Portugueses que depois de fazer os rojões deixam os torresmos para o fim, assim como em muitos outros países com tradições porcina.
Mas hoje estamos aqui para falar dos de Soria na qual estão registados como autênticos e com garantia de qualidade.Tal é o amor por este delicioso petisco, que até fazem competições (por estas datas) para premiar a melhor torrezno, onde restaurantes e bares competem para obter o melhor prêmio torrencial tradicional ou a melhor inovação.
É importante ter uma boa peça de toucinho, que ao ser  preparada fique suculenta e com uma crosta que esteja bem crocante sem ser dura, não sendo excessivamente gordurosa e que a sua carne retenha uma textura sem ser ressecada por um excesso de cozimento no momento da fritura.
E aqui vem o pecado com tentação, o seu aroma totalmente viciante no seu sabor. O seu consumo não deve ser abusado, pois contribui com uma grande quantidade de calorias e gorduras em suas pequenas porções, que pode resultar em um aumento nos níveis de colesterol e desencadeiam problemas cardiovasculares, mas que é bom é.

Caso não consiga um autentico toucinho de Sória pode fazer com toucinho normal, para isso a que ter em conta que a peça tenha uma altura certa de gordura com um bom fio de carne. Esfrega-se o toucinho com sal grasso, colorau e polvilha-se com oréganos secos. Deixa-se pendurado em lugar fresco e seco uns 5 dias para que adobe e seque.

Ingredientes
1.5 kg de toucinho autentico de Sória  ou preparado
Azeite quanto baste

Preparação
Corte o toucinho em fatias de 1.5 cm largura e 15 cm de comprido. Colocá-los em uma frigideira alta com o coiro para baixo e cubra (a quem use óleo ou outros banha, eu prefiro azeite) com azeite, ligue o fogo em temperatura baixa e deixe que se vá fazendo lentamente. Quando ver que o coiro começa e ficar cheio de bolhas, de um pouco de força ao fogo para que fiquem bem loirinhos. Se durante a feitura dos torresmos que em media demora umas 2 horas, notar que se estão queimando e a ficar muito secos pingue de vez em quando umas gotas de água para cortar um pouco a fritura.

Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares