Frango à Paneleiro ou frango à foguetão

falar do nome deste prato, não é exatamente aquilo podem estar a pensar.
Esta claro que o nome deriva de introduzir os temperos pelo buraco do rabo ou peito e dai todos podem fazer valer as vossas teorias. O que pouca gente sabe e que este prato deriva de um antigo prato tradicional Português, o Frango à foguetão que em outrora era um prato que sé fazia muito, possivelmente com origem minhota.
Lembro de comer em pequeno (feito pele minha mãe) e de ver em revistas e livros de culinária mais antigos, com o passar dos tempos os costumes caem em esquecimento ou muda de nome, Comparando uma receitas de frango à foguetão com frango à paneleiro, vi que as coisas não mudaram, o frango continua o mesmo assim como os ingredientes que pode variar um ou outro conforme os gostos de cada um.
Uma coisa é certo tenha o nome que tenha, é uma receita simples e fácil de fazer, saborosa e suculenta, ideal para aqueles dias que a vontade é pouca.


Ingredientes
1 frango inteiro
3 dentes de alhos esmagados com casca 

1 limão inteiro
1 copo de vinho branco
Sal grosso
Azeite
600 gramas de batatas medias (Opcional)


Preparação
Lembro que quando a minha mãe o fazia colocava sempre batatas a volta, assim ao mesmo tempo resolvia o problema do acompanhamento e aproveitava o forno.
Limpar as gorduras excessivas (pescoço e rabo) do frango assim como algumas penugens e cartilagem das pernas. Lavar bem o frango em água fria e de seguida no tabuleiro que vai ao forno lava-lo com o vinho e esfregar o interior da frango com sal grosso um fio de azeite e os alhos. Deixar os alhos dentro, picar o limão com um garfo e tapar o buraco, se necessário atar as pernas. Colocar as batatas descascadas a volta (adicionar um pouco de água se necessário) e regue com um pouco de azeite, salpique de sal e vai ao forno preaquecido 180/200º uma hora aproximadamente ou ate o frango estar feito e bem dourado. A meio do processo vire o frango 1 ou 2 vezes para que dore por inteiro. Sirva com arroz branco e salada.


Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares