Patatas a la importancia con rape (batatas para Importância com tamboril)



Hoje trago uma receita que é um clássico da cozinha Espanhola, um prato do tempo das avós, as patatas a la importancia eram feitas simples ou acompanhada com peixe como o bacalhau, pescada ou tamboril. Sendo um prato de batatas com origens em castilla y león, na província de Palência, mas  muito popular no resto da culinária espanhola. Trata-se de um prato simples que se realiza em duas etapas: a primeira é uma fritura e a segunda um guisado.O ingrediente principal são as batatas, que geralmente são cortadas em rodelas de aproximadamente um centímetro de espessura, depois de temperadas são rebouçadas em farinha e ovo batido, para depois serem fritas. Na segunda fase são colocadas em uma panela com água (às vezes caldo) temperadas com açafrão e alho, salsa e sal, tudo diluído por vezes com uma certa quantidade de vinho branco. Deixa-se cozinhar e no final costumam ser servidos em panela de barro com um pouco de caldo. Geralmente é servido após o preparo.

A origem do nome deste prato, esta em entender o contexto em que surgiu. O longo período do pós-guerra em Espanha, na qual a comida era escassa em muitos casas. As batatas no entanto eram abundantes e comum em muitas cozinhas e hortos, então cozinhá-las de diferentes maneiras era uma opção muito corrente. Entre as pratos com batatas, sobressaíram outras receitas como as "batatas a pobre" ou as "batatas viúvas". Portanto, este prato contrasta, em seu próprio nome (importancia) e com qualquer uma das outras receitas. Foi um prato importante, reservado em muitas casas para grandes ocasiões, como festas ou acontecimentos importantes, não tanto pelos ingredientes, mas sim pela apresentação.

Ingredientes

400 gramas de tamboril em postas

4 batatas grandes 

1 cebola media

1 dente de alho

3 ovos

1/2 litro de caldo de peixe

1 colher (das de chá) de açafrão

1 raminho de salsa picada

1 copo de vinho branco

farinha de trigo

Pimenta a gosto

sal quanto baste  

Preparação

Descascar as batatas e cortar em rodelas de um centímetro de espessura. Temperar de sal e pimenta e deixamos repousar uns minutos, passar pela farinha e ovos batidos. Fritar em azeite dourando dos dois lados, reserve.

Em uma panela, estrugir a cebola picada com o alho em fogo médio até que comece a ganhar cor, refrescar com o vinho e deixar uns minutos, adicione o açafrão e mexa e junta-lhe o caldo de peixe.

Acrescentar as batatas rebouçadas, deixar cozinhar uns 15 minutos vigiando para ver sé tem que acrescentar mais caldo. Juntar as postas de tamboril e retificar temperos, deixar cozer por mais 5 minutos, apagar o fogo e adicione a salsa picada. tapar com a tampa, deixar repousar outros 5 minutos. Servir quente.


Bom Apetite





Comentários

Mensagens populares