Arroz com Setas




As setas ou os cogumelos são os corpos frutíferos de várias espécies de fungos. Pertencem aos microfungos, pois as suas estruturas frutíferas são suficientemente grandes para serem vistas a olho nu e podem estar tanto sob o solo ou acima dele. 
A sua apanha e feita manual depois das primeiras chuvas de verão, devendo ser feita por pessoas que distingue os comestíveis de outros. Solem Ter um alto valor nutricional e para a saúde devido às diferentes substâncias e componentes que contêm, na qual pode provocar efeitos no nosso metabolismo.  

Este prato é cozinhado à base de Arroz e faz parte dos pratos da cozinha tradicional espanhola. Normalmente é consumido ao longo de todo ano, sendo normalmente servido aos jantares como primeiro prato.

 Ingredientes

300 gramas de de arroz redondo

250 gramas de setas frescas (pode usar qualquer tipo de cogumelos, boletus, cogumelos Portobello, cogumelos cardo, etc.)

1 chouriço de carne (colorau)

1 litro de caldo de carne

4 dentes de alho laminado

1 copo de vinho branco

1 ramo pequeno de salsa

1/2 cebola picada

1 folha de louro

Azeite quanto baste

Sal e pimenta a gosto


Preparação

Num tacho ou numa paellera com um pouco de azeite estrugir os alhos, a cebola com o louro e a salsa, colocar as setas e salteá-las, temperar de sal e pimenta a gosto. Adicionar o vinho e deixar evaporar o álcool, colocar o chouriço as rodelas e retiramos a salsa e o louro. Juntar o arroz e mexer bem, adicionar o caldo e deixar cozinhar até obter um ponto de meloso, não muito seco. O arroz deve ficar al dente e as seta macias.

Bom apetite


Comentários

Mensagens populares