Air Fryer mais que uma fritadeira.



 Um homem pegou numa panela, fez lhe um furo, aplicou-lhe um ventilador com ar quente e estava inventado  Air Fryer. Teoricamente foi isso que aconteceu em 1987( patenteado em 1989) pelo americano Chad S. Erickson-  A air fryer conhecida também com fritadeira a ar, é um electrodoméstico culinário para fritar com o uso de ar quente com pouca ou nenhuma gordura, ao contrario das fritadeiras normais que fritam com a imersão em gordura. 

De fritadeira só a aparência pois em termos técnicos trata-se de um mini forno com grande potencia que através de circulação de ar quente prepara alimentos sem gordura ou pouca e mantendo todo o sabor e crocância, sendo assim mais saudável e mantendo suas qualidades nutricionais.

Longe de pensar que uma air fryer só frita, devido ao seu sistema ela pode Fritar, grelhar, assar, cozer. Basicamente igual a um forno só que mais rápido, mais eficiente e mais econômico.

 A air fryer é equipada com um sistema de convecção por uma transferência de calor de um lado para outro ou seja de ar quente, esse calor permite que o ar circule em altas velocidades entre temperaturas que vão de 50ºC a 200ºC. Com uma hélice que gira fortemente para que o ar circule pelo interior do aparelho em todos os sentidos fazendo que todos os alimentos sejam preparados de forma homogênea ficando bem secos e macios por dentro e crocantes por fora, alem de manter todo o sabor.

Claro que não tira a vez de um forno convencional que a meu ver ainda segue sendo útil  para preparar grandes porcões e determinadas receitas, assim como muitas preparações que levam molhos e determinados preparos. Sua utilidade esta no dia a dia com preparos rápidos e simples conseguindo resultados igual a um forno ou fritadeira, mas muito mais econômico e Saudável.

Isso que agora esta de moda graças ao covid que proporcionou o seu uso em maior escala. Anterior a 2020 era pouco conhecida, sendo a partir desse ano que se deu bum para o seu comercio. hoje atualmente é um dos pequenos electrodomésticos mais buscado e popular numa cozinha. Sendo que hoje em dia quase todos tem uma ou pretende ter. Quem tem  uma praticamente não esta arrependido e quem pretende comprar aconselho fazer uma boa pesquisa no mercado, vendo suas necessidades com a oferta que há. Basicamente todas as marcas cumpre com a suas funções ficando a vosso critério os gostos e as necessidades. Por isso seja bem vinda Air Fryer.

José Cardoso



Comentários

Mensagens populares