Traductor

sábado, 27 de março de 2010

Leitão à bairrada




Um leitãozinho assado no forno ia mesmo a calhar nesta páscoa, pois esta e a minha sugestão. Mesmo não tendo um forno a lenha. Este também é um dos pratos que se usa muito la pelas Gafanhas nas festas, assim como a Chanfana. Não digam que não da, pois eu tentei e vejam o resultado, a foto de baixo e de um leitão assado aqui no meu forno elétrico na passagem de ano. Tive que o cortar em duas partes ao alto e depois ao meio para poder assar, assei metade de cada vez. " Tava uma delicia " A outra que esta por cima foi assado na Gafanha no meu forno a lenha, portanto a que tentar e verão que vale a pena.


Ingredientes
1 leitão limpo ( cortado ao alto e ao meio )

150 gramas de toucinho branco triturado ( sem pele )

2 cabeças de alho

100 gramas de pimenta branca

50 garmas de pimenta preta

100 gramas de sal grosso

vinho branco que baste

Preparação
Amasse os alhos sem casca junto com o sal, misture com o resto dos ingredientes até formar uma pasta ( utilize o vinho branco para a deixar mais branda ). Num tabuleiro barre a parte de baixo com banha e ponho o leitão ( uma ou duas partes ) com a pele virado para baixo e por cima espalhe a pasta dos temperos, vai ao forno assar durante uma hora + ou -, findo este tempo víreo com a pele para cima e pincele com o molho que formou, deixe mais 1/2 hora + ou - até alourar ( se tiver grill com ventilação utilize esta função ). Retire do forno e limpe o molho ( guarde o molho pois pode servir para temperar vários tipos de carne ) e ponha na travessa de servir, sirva com batatas fritas e laranjas as rodelas.


Bom Apetite

Obs: Uma das 7 maravilhas da gastronomia portuguesa

12 comentários:

  1. ESTAVA UMA DELICIA!???
    acabo de ter conhecimento que o seu valor, poder e exigência critica grastronomica é bem diferente do meu( apesar de todo o respeito que tenho pelas diferenças)! A segui vai publicar o quê!????? um cozido das furnas cozinhado na maquina de lavar com programa sem exaguamento!?!?!? Ou uma chafana de sangria?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo 6eo (6eo mais isto e nome de gente), não interessa, seguimos, espera amigo também não pois afinal você não conhece-me, nem tão pouco conhece as minhas exigências gastronômicas. Ainda bem que somos diferentes.
      Atualmente resido fora de Portugal, aqui não tenho hipótese de fazer o leitão num forno a lenha como o próprio texto o diz. Daí ter que usar aquilo que tenho (quem não tem cão caça com gato), Graças a Deus que alguém da Bairrada corrigiu o meu erro culinário. Alem disso pode crer “tava mesmo um Delicia”. Há já agora obrigado pela dica da chanfana com sangria........................Bom Apetite

      Eliminar
    2. Obrigada por haver pessoas que apresentam alternativas. Nem toda a gente tem forno de lenha para poder fazer pratos tipicamente Portugueses. Bem-haja pela dica. Hoje mesmo vou experimentar assar o meu leitão no forno.

      Eliminar
    3. Obrigada pela dica. Nem todos possuem forno de lenha.

      Eliminar
  2. Só uma duvida
    Qual a temperatura do forno?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado por detetar esse falho.
      Tratando-se de um forno elétrico de cozinha a temperatura pode oscilar entre os 180º a 200º graus, mas sugiro que tenha atenção pois pode variar de forno para forno...........Bom apetite

      Eliminar
  3. Fica delicioso! Obrigada pela receita e por ser feito no forno eléctrico!
    Gabi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não e por não ser feito em forno de lenha, que deixa de ser bom.................Bom apetite

      Eliminar
  4. Obrigado pela ideia, estava a pensar assar uma metade para esperementar, já agora posso utilizar a grelha do forno elétrico para por a metade do leitão bem esticadinho e por um tabuleiro por baixo?.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá vera que vale a pena, claro que um leitão feito num forno a lenha é outra coisa, mas no forno convencional também é bom. Sim pode fazer como diz, eu pro-pio já o fiz com um inteiro e saiu bem...............Bom apetite

      Eliminar
  5. Fiz e ficou uma delícia! Todos gostaram e parecia um verdadeiro leitão da Bairrada. Obrigada por partilhar a receita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente,uma coisa garanto a receita é da Bairrada.............Bom apetite.

      Eliminar