Traductor

domingo, 2 de maio de 2010

Canja de galinha


Prato tipico da Figueira da Foz, que era servido as pessoas mais débil, ou doentes por ser rico em gordura da galinha. No tempo das invasões francesas a Portugal era um prato muito servido as tropas, rápido e fácil de fazer e muito nutritivo. Segundo estudos e muito boa para combater gripes e resfriados, nas receitas mais antigas usava-se batatas, cenouras e hortelã, no Brasil se faz com arroz em vez de massa. A canja que voz apresento e só com masas, pois é como gosto mais, mas podem fazer com quiserem. Para fazer uma boa canja e necessário uma boa galinha e bem gorda, claro que não vamos usar a galinha toda, mas sim um peito e a parte de traz da galinha, que e mais gorda. O resto pode-se guardar para outros pratos.

Ingrediente ( receita original )
Meia galinha bem gorda
1 cebola grande
1 cenoura
2 batatas
hortelã ( se prefirir pode usar salsa )
massinhas ou arroz
sal
azeite

Preparação
Numa panela ponha a cebola picada a aloirar em um pouco de azeite, quando estiver translucidas acrescente as gorduras da galinha, tempere de sal e refogue um pouco, acrescente 3 litros de água a galinha e as batatas aos quadrados e a cenoura as rodelas deixe cozer bem. Quando estiver cozido retire e desfie a galinha, coe o caldo e ponha a cozer durante 15 minutos com as massinhas e o frango desfiado e um ramo de hortelã. Sirva bem quente.

Ingredientes ( foto )
1 peito de galinha mais as partes gordas
1 cebola
100 gramas de massinhas ( tipo pevide )
sal
azeite

Preparação
Numa panela refogue a cebola picada com as gorduras da galinha em um pouco de azeite, tempere de sal e ponha 2 litros de água e o peito e deixe cozer, quando estiver cozido retire o peito para desfiar e as gorduras para por fora, leve novamente o caldo ao lume com o peito desfiado e com as massinhas para cozer durante 15 minutos. Sirva bem quente.

bom Apetite

1 comentário: