Canja de galinha


Prato tipico da Figueira da Foz, que era servido as pessoas mais débil, ou doentes por ser rico em gordura da galinha. No tempo das invasões francesas a Portugal era um prato muito servido as tropas, rápido e fácil de fazer e muito nutritivo. Segundo estudos e muito boa para combater gripes e resfriados, nas receitas mais antigas usava-se batatas, cenouras e hortelã, no Brasil se faz com arroz em vez de massa. A canja que voz apresento e só com masas, pois é como gosto mais, mas podem fazer com quiserem. Para fazer uma boa canja e necessário uma boa galinha e bem gorda, claro que não vamos usar a galinha toda, mas sim um peito e a parte de traz da galinha, que e mais gorda. O resto pode-se guardar para outros pratos.

Ingrediente ( receita original )
Meia galinha bem gorda
1 cebola grande
1 cenoura
2 batatas
hortelã ( se prefirir pode usar salsa )
massinhas ou arroz
sal
azeite

Preparação
Numa panela ponha a cebola picada a aloirar em um pouco de azeite, quando estiver translucidas acrescente as gorduras da galinha, tempere de sal e refogue um pouco, acrescente 3 litros de água a galinha e as batatas aos quadrados e a cenoura as rodelas deixe cozer bem. Quando estiver cozido retire e desfie a galinha, coe o caldo e ponha a cozer durante 15 minutos com as massinhas e o frango desfiado e um ramo de hortelã. Sirva bem quente.

Ingredientes ( foto )
1 peito de galinha mais as partes gordas
1 cebola
100 gramas de massinhas ( tipo pevide )
sal
azeite

Preparação
Numa panela refogue a cebola picada com as gorduras da galinha em um pouco de azeite, tempere de sal e ponha 2 litros de água e o peito e deixe cozer, quando estiver cozido retire o peito para desfiar e as gorduras para por fora, leve novamente o caldo ao lume com o peito desfiado e com as massinhas para cozer durante 15 minutos. Sirva bem quente.

bom Apetite

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares