Feijõada de Sames " de bacalhau "

Os sames ou samos de bacalhau fazem parte da gastronomia dos antigos pescadores do bacalhau nos mares da Terra Nova. Os sames (bexiga natatória do bacalhau), assim como as línguas, as espinhas ou as caras eram salgados à parte e constituíam um dos muitos pitéus a que os pescadores tinham acesso durante o tempo de faina. Os sames que habitualmente se fazem em feijoada ou com grão-de-bico.Encontramos à venda em algumas mercearias populares das zonas piscatórias, nas cidades possivelmente encontrarão sames em casas especializadas na venda de bacalhau. Nestas ferias foi mais uma das minhas pesquisas em gastronomia, um prato desconhecido da gente mais nova, mas que vale a pena prová-lo e ali nas Gafanhas pode-se dizer que era um dos pratos mais tradicionais em tempos mais remotos.

Ingredientes
800 gramas de sames salgados
500 gramas de feijão branco
1 chouriço vermelho
1 morcela
1 cenoura
1 cebola media 
3 dentes de alho
1 folha de louro
2 tomates bem maduros
1/2 pimento vermelho
salsa
piripiri
cominhos
noz-moscada
azeite 
sal

Preparação

No dia antes ponha de molho os feijões e os sames a de - molhar em água. No dia ponha os feijões a cozer com um fio de azeite e temperado de sal, entretanto limpe os sames da pele escuras e alguma cartilagem que possa trazer. À parte, num tacho ( que leve a feijoada ) faça um refogado com azeite, cebola, pimento  e os alhos picados, a que se acrescentou a cenoura e o chouriço em rodelas, a folha de louro e os tomates pelados e  picados. Tempera-se com sal, piripiri, cominhos, noz-moscada, salsa e deixou-se apurar um pouco.
Acrescentam-se os sames de bacalhau, deixe cozer tudo ate os sames ficarem macios, junta-se os feijões já cozidos ( juntamente com a água de os cozer )e a morcela as rodelas. Deixa-se a apurar em fogo baixo, retificar os temperos servir com arroz branco.

Bom Apetite

Comentários

  1. Já experimentei é divinal.
    obrigado pela partilha

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Quero informar que não publico comentários anônimos por uma questão de precipícios. Mesmo assim vou contestar um comentário anonimo porque acho que é se intense comum.
    O sames apesar de parecerem duros cozem-se bem. Podem demorar entre 10 a 20 minutos dependendo do tempo de salga. Sim pode-se cozer antes de os utilizar, mas a que ter em conta que vai eliminar parte do sabor.....................................Bom Apetite

    ResponderEliminar
  4. Divinal, comi esta semana, com grão, no restaurante O Leão (Academia do Bacalhau) no mercado da Gafanha da Nazaré

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares