Massa à moda de Singapura


Talvez nunca tenha imaginado pratos como este. Hoje em dia a massa levou todos os países do mundo para novos percursos culinários, e nunca mais foi a mesma desde que saiu da china, servi-la somente com molhos de tomate ou cremes já esta limitado. Hoje voz trago um prato asiático, mais propriamente de Singapura e usaremos uma das massas mais antigas que se tem conhecimento os “taglialle”  também conhecidos como “Mafalda”  (em tiras de 2.5 cm de largura), a qual davam o nome de “laganum” , nomes usados na antiga Roma imperial. Hoje em dia são conhecidos como “tagliatelles”, em português conhecidos como “talharim”, já em inglês é denominado "noodle" (que por sua vez  tem origem do alemão nudel). Basicamente é uma massa cortada tiras de largura fina.O talharim ou tagliatelles  podem ser servidos com carne, frutos do mar ou cogumelos, entre outras coisas.


Ingredientes
400 gramas de Tagliatelles
400 gramas de lombo de porco cortado aos cubinhos de 1.5 cm
300 gramas de camarões
100 gramas de pimentão vermelho picado
100 gramas de aipo picado
1 cebola media picada
1 dente de alho bem picadinho
3 colheres (de sopa) de molho de soja
2 colheres (de sopa) de jeres ou um vinho branco seco
1 colher (de sopa) de mel
1 colher (de chá) de colorau
2 colheres (de chá) de caril
½ chávena (de chá) de óleo de amendoim
Sal que baste
Tabasco a gosto ou piripri

Preparação
Junte o molho de soja, o jeres, o mel, o alho e o colorau, ponha a carne numa tigela e verta a mistura por cima, deixe repousar por 2 horas. Entretanto coza os camarões em água quente temperada de sal, reserve a água cuada e deixe os camarões esfriar para retirar a casca e as barbatanas ( deixando a cabeça e pontinha do rabo). Num tacho coza a massa na água de cozer os camarões, escorra e guarde quente. Numa frigideira grande (tipo Work) aqueça o óleo e frite os camarões levemente, retire e frite a carne. Reduza para lume boixo, tempere de sal e tabasco a gosto e junte os legumes e os camarões, frite mais 5 minutos, apague o lume e junte a massa, polvilhe com o caril e misture. Sirva quente.

Bom Apetite

Comentários

  1. Ola Zezão, obrigada pelos comentários..
    Bem, mas o seu prato tem uma aparência mesmo muito boa.. À primeira vista, pensar em carne e peixe juntos pode soar estranho mas podem revelar-se uma optima junção..
    bjus
    Cila

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui em csas todos torceram o nariz, mas na hora de comer até lamberam os dedos.

      Eliminar
  2. Muito boa esta receita. Vou anotar.
    Bjos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares