Traductor

sábado, 14 de abril de 2012

Favas com entrecosto


As favas com chouriço, com entrecosto ou favas guisadas à Portuguesa são pratos tradicionais da gastronomia de Portuguesa. Sendo confeccionado com favas e diversos tipos de enchidos como o chouriço, o chouriço de vinho e a morcela. Existem diversas receitas, dependendo da região em que são confeccionadas, mas a base é semelhante. A partir de um refogado, as favas são guisadas na mesma água em que são cozidas as carnes. Para além das favas e dos enchidos, podem ser usados também o toucinho e o entrecosto, No fim da preparação, as favas são servidas cobertas com os enchidos e as restantes carnes.

Ingredientes
1 kg de favas
1kg de entrecosto
1 chouriço de carne
1 morcela
½ chávena de polpa de tomate
1 cebolas
2 dentes de alho
½ copo de vinho branco
2 folhas de louro
Azeite
Sal
Pimenta à gosto 

Preparação
Picar a cebolas e os alhos e colocar num tacho com azeite e as folhas de louro deixar estrugir até a cebola ficar translucida. Juntar o entrecosto cortado aos bocados e fritar até a carne mudar de cor. Refrescar com o vinho e deixar ferver até evaporar o álcool, acrescentar a polpa de tomate e os o enchidos inteiros, temperar de sal, mexer tudo e deixar cozinhar durante uns 30 minutos. Acrescentar um pouco de água, se achar necessário. Quando as carnes estiverem cozidas juntar as favas (tirar o olho da fava) e deixar cozer. Ratificar de sal e temperar de pimenta. Antes de servir retirar os enchidos e cortar as rodelas e voltar a por no tacho e deixar apurar bem e sirva.

Bom Apetite

Aqui deixo um outro prato com favas, muito tradicional nas Gafanhas



 

1 comentário:

  1. Um prato Luso que só pelo aspecto se vê delicioso! Vou querer um pedacinho de pão para molhar nesse molho fantástico :)
    Bjinhos

    ResponderEliminar