Pastéis de Natas



Bem acho que estas na hora de por alguma coisa doce, as ideias são tantas que fica um pouco difícil escolher. Vendo receitas que prometi postar escolhi a dos famosos Pastéis de Natas.
Esta receita tem origem em Belém quando os clérigos do Mosteiro do Jerónimos puseram à venda uns tais de pastéis de nata  numa tentativa de subsistência.  Em 1834 o mosteiro fechou e o pasteleiro do convento vendeu a receita ao empresário português vindo do Brasil Domingos Rafael Alves, que até hoje continua na posse dos seus descendentes.  
Em 1837 foram inauguradas as instalações da "A antiga confeitaria de Belém". Desde então até hoje segue confeccionando os ditos pasteis. A receita única e exclusiva conhecida pelos pasteleiros que os fabricam artesanalmente mantém-se igual até aos dias de hoje. Tanto a receita original como o nome "Pastéis de Belém" está patenteada.
Atualmente é possível comprar pastéis de nata, provenientes da indústria de pastelaria, mas os originais continuam a ser os da pastelaria de Belém (apenas estes podem ser denominados Pastéis de Belém), em Lisboa que preservam o segredo e o saber da sua confecção.
Convém salientar que os Pastéis de Nata e os Pastéis de Belém, embora semelhantes e com uma história comum, são dois tipos de pastéis totalmente diferentes. Os Pastéis de Nata contêm nos seus ingredientes natas, ao passo que os Pastéis de Belém não possuem este ingrediente, sendo confeccionados essencialmente com gemas de ovo e açúcar. Assim, provando Pastéis de Nata e Pastéis de Belém é muito notória a diferença de sabor, embora o aspecto possa ser algo parecido. Mesmo a massa folhada é claramente diferente, tanto de aspecto como de gosto.
Como por aqui não temos os Pasteis de Belém ficamos mesmo com os de natas, que ainda quentes podem ser servidos polvilhados com canela e açúcar em pó à moda de Belém.

Ingredientes para massa                    
300 gramas de farinha
250 gramas de manteiga
Sal e água que baste

Ingredientes do recheio
2 chávenas (das de chá) de natas
8 gemas de ovo
8 colheres (das de sopa) de açúcar

Preparação (massa e recheio)
Misture a farinha e o sal diluido em um pouco de água e trabalhe a massa até fazer ligação. Divida a manteiga em 3 partes, estenda a massa e espalhe sobre ela uma das partes da manteiga e enrole como um tapete. Repita esta operação mais duas vezes até esgotar a manteiga. Deixe descansar uns 20 minutos, estenda a massa e corte em fatias de 2 cm de espessura. Coloque cada fatia sobre uma forma (das pequenas tipo para fazer empadinhas ou queques), rode com os dois polegares a forma num sentido espalhando a massa de modo a encher com ela a forma, reserve. Entretanto leve ao lume em banho-maria as gemas batidas com o açúcar e as natas até engrossar. Deixe arrefecer e devida pelas formas forradas com a massa. Leve ao forno 180º cerca de 25 minutos, até os pastéis ficarem cozidos e tostados.

Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares