Traductor

domingo, 7 de outubro de 2012

Entrecot



El Entrecot derivado do francês entrecôte é um tipo de bife de vaca que esta entre as costelas, o intercostal. Uma pesça de carne a partir da area dorsal que conhecemos por lombo que divide-se em dois tipos; lambo alto que se tiram as costeletas e o lombo baixo na qual se tira-se o entrecot, em português o contrafilé. Um bom entrecot para estar no seu ponto deve ter no mínimo vinte dias depois de extraído do animal morto (vaca ou boi). Normalmente o de boi tem melhor qualidade e a melhor maneira de o saborear é na chapa, claro que existem receitas dele no forno ou na brasa, mas acreditem em mim na chapa é que ele fica divino. Aqui  acompanho com umas batatas a la plancha aromatizadas com ervas, tipo Batatas para acompanhamento.
 Convém comprar a peça de carne de entrecot inteira e corta-la só na altura de confeccionar, ou comprar já cortada (na altura no talho ) para confeccionar, nunca congelar. Sé o fizer faça em vácuo.

Ingredientes
4 entrecot (1.5 cm de grossura, + ou – 250 gramas cada)
4 batatas medias
3 dentes de alhos
1 ramo de tomilho seco
Pimenta a gosto
Sal grosso
1 colher (das de sopa) de manteiga
Azeite que baste

Preparação
Coza as batatas cortadas ao meio em água temperada com sal, estando cozidas escorra e reserve. Numa sarten (frigideira ) coloque um pouco de azeite com a manteiga, ponha as batatas com o corte para baixo para dourar, acrescente um dente de alho picado e o tomilho e tempere de pimenta a gosto, reserve na própria sarten até a hora de servir.

Antes de confeccionar o entrecot bate-se dos dois lados com a faca  para domar a carne e do lado da gordura faça um corte para que não encarquilhe na hora de colocar na chapa quente.
Entretanto aqueça a chapa em lume alto bem quente, deite um pouco de azeite e coloque o entrecot 1 minuto de cada lado, retire e salpique com sal grosso e alhos picadas. Sirva imediatamente acompanhado com as batatas.

 






















Bom Apetite

Sem comentários:

Enviar um comentário