Panados


O bife à milanesa (carne de vaca) é um prato da culinária italiana bastante popular no Brasil e Argentina, em Portugal carinhosamente chamado de Panado (carne de porco), muito comum em qualquer boa tasca portuguesa.
Possivelmente a origem deste prato venha da antiga Grécia, tendo a receita sido levado para a península ibérica por comerciantes árabes durante a idade media e posteriormente para a Itália. Muito popular  em Veneza e Viana nos séculos XV e XVI em que contam-se lendas que os grãos de pão ralado faziam lembrar os grãos de ouro. Outras historias falam de um marechal da época (Joseph Radetzky ) no ano de 1857 Nessa altura, derrotou os rebeldes de Milão levando  como premio a receita da costeleta à milanesa até  a Áustria, onde se tornaria a identidade gastronômica deste país, conhecida como"Wiener schnitzel" no ano de 1862. A difusão deste prato deve-se aos austríacos que quando das guerras sacro império romano- germânico no sec. XVIII  tendo os austríacos invadido Milão e roubado a receita. Entretanto não há fatos que comprovem essa teoria.

Ingredientes
1 kg de febras de porco
4 dentes de alhos
1 colher (das de sopa) de vinagre
2 ou 3 ovos
Farinha de trigo quanto baste
Pão ralado quanto baste
Óleo quanto baste (fritura)
Sal quanto baste
Pimenta a gosto

Preparação
Tempere a s febras com os alhos picados, sal e a pimenta. Salpique com o vinagre e deixe tomar gosto por alguns minutos. Numa tigela bata os ovos como para omelete, noutra ponha a farinha de trigo e noutra o pão ralado (querendo pode misturar aqui um pouco de pimenta moída ). Comece por passar as febras pela farinha, depois pelos ovos batidos e por fim no pão ralado, frite em óleo bem quente ate ficarem bem douradas. Retire e coloque em cima de papel absorvente para ficarem bem secas. Sirva com algum acompanhamento tipo arroz de feijão, só arroz, batatas ou uma boa salada.

Bom Apetite

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares