Traductor

sábado, 13 de abril de 2013

Panados


O bife à milanesa (carne de vaca) é um prato da culinária italiana bastante popular no Brasil e Argentina, em Portugal carinhosamente chamado de Panado (carne de porco), muito comum em qualquer boa tasca portuguesa.
Possivelmente a origem deste prato venha da antiga Grécia, tendo a receita sido levado para a península ibérica por comerciantes árabes durante a idade media e posteriormente para a Itália. Muito popular  em Veneza e Viana nos séculos XV e XVI em que contam-se lendas que os grãos de pão ralado faziam lembrar os grãos de ouro. Outras historias falam de um marechal da época (Joseph Radetzky ) no ano de 1857 Nessa altura, derrotou os rebeldes de Milão levando  como premio a receita da costeleta à milanesa até  a Áustria, onde se tornaria a identidade gastronômica deste país, conhecida como"Wiener schnitzel" no ano de 1862. A difusão deste prato deve-se aos austríacos que quando das guerras sacro império romano- germânico no sec. XVIII  tendo os austríacos invadido Milão e roubado a receita. Entretanto não há fatos que comprovem essa teoria.

Ingredientes
1 kg de febras de porco
4 dentes de alhos
1 colher (das de sopa) de vinagre
2 ou 3 ovos
Farinha de trigo quanto baste
Pão ralado quanto baste
Óleo quanto baste (fritura)
Sal quanto baste
Pimenta a gosto

Preparação
Tempere a s febras com os alhos picados, sal e a pimenta. Salpique com o vinagre e deixe tomar gosto por alguns minutos. Numa tigela bata os ovos como para omelete, noutra ponha a farinha de trigo e noutra o pão ralado (querendo pode misturar aqui um pouco de pimenta moída ). Comece por passar as febras pela farinha, depois pelos ovos batidos e por fim no pão ralado, frite em óleo bem quente ate ficarem bem douradas. Retire e coloque em cima de papel absorvente para ficarem bem secas. Sirva com algum acompanhamento tipo arroz de feijão, só arroz, batatas ou uma boa salada.

Bom Apetite

2 comentários: