Traductor

sábado, 8 de junho de 2013

Potage de Garbanzos

Potage do Francés traduzido para português “sopa” ou “guisado”, ou seja um prato de legumes cozidos com abundância de água. Variantes deste prato são infinitas e dependem principalmente das variedades de alimentos disponíveis na região. Apesar de seu nome derivar do Francés é um prato da gastronomia espanhola muito apreciado na altura do frio, sendo também um prato típico da semana santa na qual é feito sem adição de carnes ou com bacalhau.

A origem desta receita é atribuída aos franceses que descrevem como um prato que consiste carne, tubérculos e leguminosas cozidas, ou seja um bom guisado. É uma receita comum para os tempos frios, aparentemente, remonta à Idade Média. Mais recentemente o bacalhau como ingrediente principal foi popularizado por difusão em técnicas de salga em Espanha usados ​​pelos judeus. Na Potage encaixa quase qualquer tipo de ingrediente, sendo o grão de bico o mais utilizado, não desprezando os espinafres, acelgas, carne ou peixe e dependendo da ocasião escolhida.

Aqui fica a minha receita simplificada de um bom Potage de Garbanzos “Grão de bico”, na qual acompanho com uns pezinhos de porco.

Ingredientes (4 pessoas)
500 gramas de grão de bico

2 pés de porco

1 chouriço vermelho grande (ou 4 pequenos )

1 cebola grande

4 dentes de alhos

1 colher (das de chá) de colorau


1 folho de loro

1 ramo de salsa

Sal grosso quanto baste

Azeite quanto baste




Preparação
De véspera coloque os grãos de bicos em água para de-molhar e os pés previamente lavados, abertos com um pouco de sal para salgar. No dia numa panela de pressão (usando uma normal terá que aumentar o tempo de cozedura) coloque meia cebola, 3 dentes de alho, os grãos de bico e os pés de porco lavados do sal, cubra com água quente, tape e leve a cozer de 30 a 40 minutos. Num tacho com um pouco de azeite faça um estrugido com a outra meia cebola e o alho bem picadinho, o colorau, a folha de louro e o tomate picado, junte água de cozer os grãos e os chouriços de deixe ferver ate cozer os chouriços. Acrescente os grãos de bico ( rejeitando a meia cebola e os alhos, reservando os pés ) a salsa picada, deixe apurar e retifique o sal se necessário. Leve os pés ao forno com o grill para tostar e sirva com a Potage numa tigela.


Bom Apetite

2 comentários: