Autentico Hambúrguer caseiro

Tudo começou em maio de 2012, acuando da minha ida a Alemanha na qual resolvi tirar a limpo a origem das hamburguesas. O hambúrguer tido como invenção dos americanos poderá estar fora de questão, pois parece que só chegou ai pelas mãos dos primeiros imigrantes alemães, vindos dos arredores de Hamburgo. Sendo os americanos os verdadeiros impulsores deste bife de carne moída (não confundir com o bife tártaro) que poderá ter a sua origem na Ásia ocidental, segundo parece, já os nômades tinha desenvolvido uma técnica de temperar a carne bovina finamente picada a fim de evitar seu perecimento, na qual comiam crua. Marinheiros alemães que faziam a rota do mar Báltico conheceram a receita e levaram então a ideia para casa, não gostando da ideia de a comer crua resolveram cozela. O sucesso foi tal que rapidamente virou um prato típico da culinária alemã. Mais tarde por volta do século XIX quando a América começou a receber uma vaga de imigrantes navegadores que partiam da cidade alemã de Hamburgo levavam a tradicional receita, que recebeu o nome de hamburg style steak (bife ao estilo hamburguês). 

Os americanos trataram de acrescentar o pão, fazendo do hambúrguer um ícone da culinária americana. Por volta de 1836 um restaurante com o nome Del Monico’s, em Nova Iorque passou a constar no seu cardápio como forma de iguaria, entre duas fatias de pão já em formato de sanduíche na qual foi evoluindo através dos anos. Assim temos o hambúrguer, uma espécie de sanduíche de carne (quase sempre bovina) moída, na qual depois de frita ou grelhada pode ser acompanhado por outros ingredientes também colocados dentro do pão, como cebola, alface, tomate, ketchup, queijo fatiado, bacon etc. hoje em dia o hambúrguer é um sanduíche popular em quase todo o mundo.

Também existem algumas historias de a sua origem ser americana, sendo mais popular da sua criação de que Fletch Davis o teria criado em Athens no Texas. O velho Dave, como era conhecido,teria decidido criar algo novo a partir de carne moída. Essa história que é também a aceita e divulgada pelo McDonalds®, atualmente o maior vendedor de hambúrgueres do mundo, diz que o velho Dave vendia os ditos sanduíches em seu restaurante no anos 80 e depois de levar a iguaria para a maior feira mundial de Saint Louis, Missouri em 1904, ficando assim conhecida.

Mais vale enfatizar, que ninguém sabe ao certo à verdadeira história da origem do tão famoso hambúrguer que pode ser encontrado nos mais diversos lugares do mundo, com hipóteses distintas, mas que seguem o mesmo princípio básico; primeiramente era apenas pão e carne e com o passar dos anos foi ganhando aperfeiçoamentos e ingredientes a mais. Assim como o pão fofo e com sementes de gergelim em cima, aqui penso eu esta o verdadeiro contributo dos americanos. O pão (no princípio era servido entre duas fatias de pão tostada) tem que ser fofo e macio com um aspecto crocante para quando o mordemos seja fácil de cortar e não esborrachar o conteúdo da sanduíche  Depois de fazer varias receitas na qual misturava dois tipos de gordura (manteiga e margarina ),desde acrescentar maionese e tantos outros experimentos ( de receitas que ia pesquisando), cheguei a conclusão que para ter um bom pão tudo depende de amassar bem, deixando levedar e a temperatura do forno.

Resumindo penso que a origem e mesmo da Alemanha (como explicar o nome Hambúrguer, alias Burg ou burger vem de burgo; casa nobre ou castelo na região norte da Alemanha em que a cidade de Hamburgo está localizada. Portanto Bürguer, no original, significa Burguês) na qual os americanos trataram de incrementar com outros vários ingredientes.

Da Alemanha deixo a confecção da carne, uma receita típica para hambúrguer, e do pão ( depois de experimentar varias) dou o mérito aos americanos.

Ingredientes; 4 pessoas


500 gramas de carne de vaca de 1ª qualidade
1 cebola media picada (bem picadinha)
1 colher (das de sopa) de mostarda
1 colher (das de sopa) de soja
1 colher (das de chá) de alecrim seco
1 colher (das de café) de caril
Pimenta a gosto
Sal ao paladar

Preparação


Num recipiente misturar todos os ingredientes até formar uma pasta homogênea, deixar repousar no frigorifico 15 minutos. Com as mãos molhadas dividir em 4 porções iguais (este é o peso certo por pessoa, mas se quiser poderá fazê-los mais finos dividindo em 6 porções) e modelar em forma de bola, achata-las e tentar fazer moldes redondos com um buraco ao meio (tipo um dónut) , com uma espessura entre os 1.5 aos 2 centímetros. Colocar em cima de papel vegetal e volta ao frigorifico para ficarem bem frios. Os buracos ao meio será de grande ajuda na hora de os grelhar, assim evitara que se quedem crus na parte do centro.



Ingredientes; pão


2 chávenas (das de chá) de farinha de trigo
1 chávena (das de chá) de água morna
2 colheres (das de sopa) de manteiga amolecida
1 colher (das de sopa) bem cheia de açúcar
1 colher (das de sopa) de fermento em pó para pão
1 colher (das de café)
1 gema de ovo
Sementes de gergelim quanto bastem


Preparação

Normalmente estas quantidades poderá dar entre 4 a 6 pães, dependendo do tamanho e o tempo de levedura. Numa vasilha deite um pouco de água com o fermento e deixe levedar até dobrar de volume. Noutra vasilha maior deite a farinha e ao centro a levedura, o açúcar e o sal. Comece a amassar até a massa ficar bem homogênea acrescentando água conforme for necessário. Passe o preparado para uma parte da pedra da cozinha enfarinhada e continue amassando, acrescente a manteiga e volte a amassar bem. Ao amassar vai-lhe dando voltas de fora para dentro deixando em forma de bola, volta para a vasilha e cubra com um pana limpo e deixe repousar em lugar seco e quente uns 50 minutos ou até dobrar de volume.Volte a por a massa na pedra e abra-a para perder o ar volte a amassar de fora para dentro em forma de bola, deixando outra vez na vasilha coberta com o pan para voltar a dobrar de volume. Volte a por a massa na pedra e retire o ar e amasse dividindo em 4 porções ou 6 em forma de bolas achatadas. Disponha em cima de uma folha de papel vegetal num tabuleiro de ir ao forno, cubra com um pano e deixe dobrar de volume. Antes de ir ao forno pincele um de cada vez e polvilhe com gergelim (se pincelar todos de uma vez só quando for por as sementes o ultimo já estará muito seco)leve ao forno 180º entre 15 a 20 minutos ou até ficarem dourados, retire e deixe arrefecer em lugar bem arejado e corte-os só depois de frios. Aconselho fazer os pães na véspera assim poupara tempo, também é certo que é mais fácil comprar já feito, mas depois de experimentar estes pães vera que valeu a pena.

Confecção e montagem do hambúrguer


Tenha a mão já os ingredientes limpos e separados na qual queira adicionar na montagem do sanduíche, eu prefiro o básico.

Alface tracejada

Tomates a rodelas
Cebola as rodelas (eu prefira a rocha
Fatias de queijo (o que faz melhor ligação para mim e o cheddar)


Assim como os molhos.

Maionese

Ketchup
Mostarda

Comece por aquecer uma chapa de grelhar, quando estiver bem quente ponha um pouco de manteiga e grelhe o hambúrguer a gosto,retire da chapa e coloque em cima da parte de baixo do pão, cubra com o queijo e disponha os restantes ingredientes e acrescente os molhos e cubra com a parte de cima do pão. O resto é só desfrutar deste autêntico hambúrguer caseiro.

Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares