Pollo a la portuguesa (churrasco) en el horno


¡Frango de churrasco no forno! 
O frango no churrasco à portuguesa, que também é conhecido como Frango de piri-piri (especialmente em países anglófonos). Um prato típico da culinária portuguesa,que consiste em assar o frango num braseiro (brasas de carvão) com um molho a base de picante (piri-piri). Trazido para Portugal de Angola e Moçambique noutros tempos, essa ideia de fazer os frangos na brasa com piri-piri, na qual das-se o nome de frango no churrasco. O titulo esta em espanhol, pois daí vem a origem da palavra churrasco.
A palavra churrasco que nos países de língua latina serve para designar, assar carne em cima das brasas. Uns dizem que o nome deve-se ao barulho da gordura a pingar nas brasas, outros que o nome vem de uma palavra muito antiga, “Sukarra”, “Su” (fogo) “karra” (chama)
Este vocábulo apareceu primeiramente em castelhano sob a forma "socarrar" e ao longo dos tempos derivaram-se diversas variantes dialetais, das quais a que nos interessa é "churrascar", do andaluz (Espanha) ou do leonês de onde provém a palavra churrasco. Num termo Catalan cita também a palavra "churrrasca", um a espécie de pão feito em cima das brasas.
O certo que deveria fazer isto numa churrasqueira, mas como o tempo não permite, fiz no forno utilizado só o grill, uma boa sugestão para que vive em apartamentos e assim pode saborear um pouco deste prato português. Mas sem duvida nenhuma que nas brasas é melhor.

Ingredientes
1 frango entre 900 a 1000 gramas
3 dentes de alhos com casca
1 folha de louro
1 colher (das de sobremesa) de pimentão doce (colorau)
1 colher (das de café) de coentros secos
1/4 de um copo de vinho branco
Piripiri a gosto
Sal grosso




Preparação
Num recipiente ponha os alhos esmagados,o louro sem o veio, o pimentão, os coentros, o vinho e o piripiri a gosto, misture bem os temperos e verta por cima do frango já limpo e aberto ao meio com a parte de dentro para cima dentro de um tabuleiro de ir ao forno, deixe ai o frango a tomar gosto cerca de 15 minutos. Leve ao forno com o grill ligado ao Maximo até começar a tostar, salpique com o sal grosso e deixe até assar e ficar bem dourado, vire o frango e regue com o molho que formou no tabuleiro. Salpique com mais um pouco de sal grosso deixe assar também desse lado até dourar. Sirva com batatas fritas e salada de alface, como manda a boa tradição portuguesa.

Bom Apetite

Comentários

  1. Um prato bem português! Ficou com ar bem apetitoso.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Quem resiste a um franguinho de churrasco? Eu não de certeza!!
    E que bom aspeto essse tem :)
    Bom fim de semana. Beijos,

    Vânia

    ResponderEliminar
  3. quantos minutos o frango deve ficar a cozinhar no forno e qual a temperatura ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como pode ver na preparação, digo para ligar o grill em potencia máxima (em fornos mais simples o grill só trabalha com potencia máxima do forno), em fornos mais sofisticados sé pode regular. Quanto ao tempo pode variar de forno para forno, por isso digo "deixe ficar até assar" vai verificando de vez em quando. mas sé queres um tempo regula entre 30 a 45 minutos..............Bom Apetite

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares