Tortita de legumes com ovo escalfado

A coisas que parecem um bicho de sete cabeças, uma delas é fazer um ovo escalfado ou ovo Poche como dizem os Franceses. Uma maneira saudável de comer ovos, já que não é preciso usar nenhum tipo de gordura para prepará-los. Ovos escalfados podem ser servidos em saladas, com torradas, em pratos de entrada ou simples ao prato. Atualmente existe no mercado escalfador de ovos ou tigelinhas de silicone para por e ir a cozer em água quente. Um bom ovo escalfado deve cozer em água quente e nunca em água a ferver temperada de sal e vinagre. O método tradicional é muito simples; tenha o ovo já aberto dentro uma chávena, num tacho largo em fogo forte coloque água e tempere de sal e vinagre, quando começar a ferver mexa a água até formar um redemoinho, coloque o ovo da chávena no centro e apague o fogo, deixe cozer uns 3 ou 4 minutos. Retire o ovo e deixe repousar antes de servi-lo. Aqui nesta receita vou usar um truque para que fique mais inteiros (compactos) e com uma aparência rustica.


Ingredientes
Película de plástico (filme transparente)
3 batatas
1 cenoura
1 cebola
4 ovos
2 colheres (das de sopa) de manteiga 

2 talos de cebolinho
Sal
Pimenta
Azeite






Preparação
Descasca as batatas, a cenoura e a cebola, lavá-las e passe por um ralador com orifícios grossos, misture o preparado e dívida em 4 porções. Numa pela antiaderente em fogo médio/alto aqueça uma quarta parte da manteiga e coloque uma das porções, aplaste com uma escumadeira e tempere de sal e pimenta, frite dos dois lados entre 6 a 7 minutos ou até ficarem douradas. Repita a operação com as restantes 3 porções de verduras até obter 4 tortitas. Corta 4 pedaços de película de plástico e pita-los de azeite. Introduza uma dos pedaços de película dentro de uma chávena deixando as pontas de fora e abra para ai um ovo e feche as pontas formando um saco sem ar. Repita a operação com os seguintes ovos.
Coloque uma panela com água e introduza os 4 sacos com os ovos, quando começar a ferver baixe o lume e deixe cozer 3 minutos. Retira-los e deixe repousar um pouco, abra os sacos com cuidado e coloque cada um em cima de cada tortita. Tempere de sal e pimenta com cebolinho picado por cima e sirva.



Bom Apetite

Comentários

  1. Interessante ideia fazeres uma tortilha com ovos e depois adicionares um ovo escalfado por cima, ficou uma delicia!
    bjs
    http://www.iguaria.com/

    ResponderEliminar
  2. Eu admito que os meus ovos escalfados saem sempre um desastre, mas com esse truque dos saquinhos não tem que falhar :) Boa sugestão!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares