Ovos



Cozido, escalfado, mexido, estrelado ou em omelete, o ovo é um alimento indispensável em qualquer cozinha. Muito versátil, entra tanto em pratos salgados como na doçaria.

Protegidas por uma casca porosa e de aspecto frágil, encontram-se a clara e a gema. A primeira, mais fluída, esbranquiçada e transparente rodeia a segunda, de cor amarelada e de aspecto globular. Quanto mais fresco é o ovo, mais saliente é a gema e mais consistente é a clara.

A gema é rica em gordura e em colesterol e contém algumas proteínas. Possui propriedades emulsionantes e anti-cristalizantes que fazem dela um bom ingrediente para ligar molhos e cremes, além de lhes proporcionar uma cor mais agradável.

A clara é muito rica em proteínas (albumina) de muito boa qualidade e vitamina B2. Graças á sua capacidade de incorporar ar quando batida e de aumentar de volume, torna maiores e mais fofos os purês, bolos e pudins. Sem as claras não haveria os saborosos suflês, nem as deliciosas farófias.................em fim que seria de noz sem os ovos.

Basicamente existem 8 maneiras de preparar os ovos: Ovos ao prato, ovos cozidos, escalfados, estrelados, mexidos, em fritadas, em omeletes e em “cassolettes”.


Ovos no Prato
Unta-se um prato (que possa ir ao forno) com manteiga, deita-lhe os ovos abertos com um pouco de manteiga derretida e uma pitada de sal. Deixar cozer ate a clara ficar opaca e a gema crua e brilhante. Não deixar que os ovos colem ao prato.



Cozidos
Colocar os ovos na água fervente todos ao mesma tempo. Assim que a água recomeça a ferver contar entre 8 a 10 minutos para a cozedura. Logo que estejam cozidos colocar em água fria para facilitar descascarem-se.



Escalfados
Num tacho com água a ferver, tempera-se de sal na proporção de 10 gramas de sal e uma colher (de sopa) de vinagre por cada litro de água. Abrem-se os ovos um a um bem ao centro da fervura. Estando a água a ferver os ovos levam mais ou menos 3 minutos para ficarem no ponto.



Estrelados
Numa sertã com óleo ou manteiga bem quente, abrem-se os ovos diletamente na gordura. Deixar fritar até a clara ficar bem branca e a as bordas da mesma dourada, tempera-se com uma pitada de sal. Para que se faça um bom ovo estrelado é conveniente fazer um de cada vez.



Mexidos
Esta é uma das formas mais delicada de preparar os ovos, a base essencial de sua preparação reside no cuidado necessário para obter uns ovos perfeitamente cozinhados, leves, moles, sem grumos e no ponto preciso. Bater os ovos como para omelete e temperar de sal e pimenta a gosto, numa sertã em lume baixo já com manteiga derretida, deitar os ovos batidos e mexem-se suavemente com uma colher de pau para evitar que solidifiquem muito rápido e apanhem grumos.



Fritadas
Uma espécie de omelete bem recheado, ao bater os ovo, junta-se-lhe o que quiser (ervilhas, rodelas chouriço, camarões, queijo, etc.). Deitar esta mistura uma sertã com um pouco de óleo a ferver, logo que a parte inferior esteja mais ou menos cozida, colocar um prato ladeiro sobre a sertão e virar de um golpe o preparado para o prato, voltar a por óleo na sertã suficiente para fritar o outro lado. Deixar deslizar a fritada para a sertã e deixar cozer o outro lado, ter atenção para não torrar muito ao centro da fritada.



Omelete
Muita gente pensa que os ovos em omelete são as fritadas, sua preparação é totalmente diferente (não leva recheio). Bater bem os ovos e temperar a gosto, deita-se então numa sertã com manteiga derretida, deija-se que ganhe um pouco de cor, assim que começar a cozer dobra-se uma metade para o centro fazendo-se o mesmo com a outra metade, vira-se e deixe alourar bem.



Ovos em “cassolettes”
Muito parecido com os ovos escalfados com a diferença que estes são preparados em banho-maria ou diretamente ao forno, a sua cozedura demora em regra geral 10 minutos. Estes ovos depois de abertos nas cassolettes (pequenas tigelas de barro que podem ir ao forno) previamente untadas com manteiga vão ao forno temperadas agosto com pimenta e sal e uma noz de manteiga por cima. Para uma melhor preparação aquecer previamente as tigela.




Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares