Tagliatelles

Conta uma lenda que no ano de 1487, um tal de maestro Zafirano criou os tagliatelle para o casamento de Lucrécia Borgia, na qual o cozinheiro teria se inspirado nos belos cabelos loiros da noiva. Como todas as lendas esta foi criada para tornar a origem do tagliatelle mais interessante e misteriosa.
Como ponto histórico, sabe-se que na velha Emilia Romagna em Italia existiam umas mulheres apelidadas de sfogline que sé dedicavam a preparação de massas frescas com o nome de sfoglia uma massa estendida e fina que eram usadas em pratos de massa fresca como a lasanha, tortellini e pappardelle. Provavelmente ai poderá vir a origem do tagliatelle com restos mais largos de sfoglia. O tagliatelle devem ter, no máximo, 0,8 cm de largura, ao contrario do tagliatelline ou fettuccine não podem ultrapassar os 0,5 cm, ambos feito com ovos e sêmola do grão duro do trigo e pertencendo a mesma família . Sendo o tagliatelle usado para molhos mais pesados tipo a bolonhesa e o tagliatelline de cosedura mais rapida, para molhos mais leves e base de manteiga com tomates e peixe.

Assim hoje voz trago duas receitas de tagliatelles, uma com os largos e outra com os mais finos, ficando ao vosso critério as vossas preferencias.


Tagliatelle Picante



Ingredientes
350 gramas de tagliatelle
4 pimentas malagueta
1 dente de alho
4 setas shiitake (cogumelos asiáticos)
Pontas de espargos verdes quanto baste
Queijo parmesão ralado a gosto
4 colheres (das de sopa) de azeite
Sal a gosto

Preparação
Coza os tagliatelles em bastante água temperada de sal, de preferencia al dente, reserve. Numa sertã grande coloque o alho laminado, as setas shiitake laminadas, as pontas de espargos e as malaguetas ligeiramente partidas. saltei-e no azeite até o alho começar a aloirar. Incorpore os tagliatelles escorridos diretamente da panela de cozedura para a sertã e saltei-e tudo, espavore-a o parmesão e sirva.



Tagliatelline com Verduras e Atum
Nesta receita pode usar as verduras que mais lhe guste.



Ingredientes
350 gramas de tagliatellines ou fettuccine
1 dente de alho
1 colher (das de sopa) bem cheia de manteiga
200 gramas de pontas de brócolis
100 gramas de tomates cherry (tomate-cereja)
1 lata de atum natural (120 gramas)
Azeitonas pretas quanto baste
Sal e pimenta a gosto

Preparação
Coza os tagliatellines em bastante água temperada com sal, reserve. Escalde os brócolis, reserve. Numa sertã grande coloque a manteiga para derreter e adicione o alho laminado, os brocolis e os tomates, saltei-e tudo até aloirar os alhos. Tempere de sal e pimenta e adicione as azeitonas e incorpore os tagliatellines diretamente da panela de cozedura, salte-e tudo e espavore-e bastante parmesão por cima e sirva.

Agora e só escolher a que mais lhe guste.


Bom Apetite






Comentários

Mensagens populares