Caldeirada de costeletas de Porco

Já aqui falamos de que as caldeiradas serem pratos tradicionais do norte de Portugal, assim como de Espanha. Era uma maneira que os pescadores tinham de aproveitar as sobras dos peixes da pesca. Os restantes ingredientes era constituído por batatas, alhos, cebolas, azeite louro e pimentos vermelhos, o que havia a mão. hoje em dia são mais bem elaboradas, na qual se adicionaram algumas especiarias, consoante a região e os seus costumes, assim como podem ser confeccionada com carnes, especialmente a de porco. Já aqui publiquei uma de bifanas, e hoje vamos fazer uma de costeletas, na qual também são uma delicia.

Ingredientes
1 1/2 kg de costeletas de porco
1 1/2 kg de batatas as rodelas
2 tomates bem maduros 
2 cebolas grandes as rodelas
4 dentes de alho laminados
1 pimento vermelho em tiras
3 folhas de louro
1 ramo de salsa
1 colher (das de chá) de colorau
1 colher (das de café) de açafrão
1 copo de vinho branco
azeite
sal grosso
piripiri a gosto ou malaguetas 

Preparação
Num tacho largo ponha no fundo uma camada de cebolas, e vá pondo os ingredientes por camadas na seguinte ordem; batatas, costeletas, alhos, pimento, tomate, colorau, açafrão, sal e malaguetas. Repita as camadas até acabar os ingredientes. No fim em cima de tudo acrescente o ramo de salsa, o louro, o vinho, mais um copo de água e regue com azeite 
Deixe levantar fervura destapado, quando estiver a ferver reduza para minimo e deixe cozer tapado + ou - 1/2 hora. Apague o lume e deixe repousar uns 10 minutos, retire a salsa e o louro e sirva numa travessa.

Bom Apetite

Comentários

  1. Adorei seu site e até mesmo fiquei muito interessado em poder divulgar seu conteúdo
    em nosso site também: https://receitasshows.com.br/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares