Bolo real do Alentejo


Este mês começaremos com algo doce, mais propriamente uma receita tipica do sul de Portugal, Alentejo.


Uma receita conventual alentejana, que remonta ao século XVII e que resulta da mestria das freiras, que utilizavam as claras dos ovos das suas capoeiras para engomar os hábitos, aproveitando as gemas para a feitura de doces à base de amêndoa, gila e açúcar, que vendiam com o objetivo de angariar dinheiro para as suas ordens religiosas. Em receitas mais antigas este bolo leva uma cobertura de glace e com fio de ovos, eu resolvi polvilhá-lo só com açúcar em pó na qual não deixa de continuar a ser um verdadeiro manjar, reduzindo o excesso de açucares.


Ingredientes

120 gramas de doce de gila

250 gramas de farinha de amêndoa

200 gramas de açúcar

7 gemas

3 claras

Manteiga quanto baste para untar

Açúcar em pó para polvilhar


Preparação

Bater as claras em castelo, reserve. bater as gemas com o açúcar até que fique bem fofas, adicione a farinha de amêndoa e misture bem, junte o doce de gila e volte a misturar bem e envolva tudo com as claras em castelo.

Verta para uma forma redonda sem buraco untada com manteiga e enfarinhada. Leve ao forno pre-aquecido a 180ºC durante uns 45 minutos. Antes de tirar o bolo do forno espete um palito, se esse vem seco esta pronto, se vem úmido deixe mais alguns minutos.

Retire do forno, deixe arrefecer e desenforme, polvilhe com o açúcar em pó e sirva.


Bom Apetite


Comentários

Mensagens populares