Tripas à moda do Porto (reedição)


Os espanhóis lhe chamam Callos sendo uma prato que sé faz um pouco por toda Espanha, mas não é a mesma coisa que as Tripas à moda do Porto, pois os portugueses utilizam o feijão branco, enquanto os espanhóis utilizam o grão de bico. Alias noz pomos algo de carne (miudezas) enquanto os espanhóis poe mais enchidos, alem disso  os portistas são chamados de tripeiros  por ter inventado este prato de restos de carne. 

Sendo um prato de inverno, porque o calor potencial é enorme. Entre os ingredientes encontramos chouriços, presunto, carne, galinha, orelha de porco e outros segredos que cada um tem. As tripas são servidos misturados com feijão branco e pode ser acompanhado com arroz. Um tempero usado neste prato é o coentro, muito comum na culinária Portuguesa. Conta a historia que esta receita data de 1384 e que se deve ao fato de os Portuenses terem enviado toda a carne para a frota que, chefiada por Rui Pereira, veio em auxílio de Lisboa, cercada por D. João I de Castela; outros atribuem o fato à generosidade dos Tripeiros que, em circunstâncias semelhantes, acuando da expedição de Ceuta, ficaram reduzidos a comer apenas as miudezas da carne. Também é conhecida pelo nome de dobrada ( Portugal ) ou dobradinha ( Brasil ) . Uma coisa é certa o gentílico tripeiro, que designa um habitante da cidade do Porto, é derivado precisamente deste prato ancestral. 

Hoje voz trago aqui uma outra receita na qual não utilizamos mão de vaca, pé e orelha de porco, na qual fazem parte da receita mais tradicional.

Ingredientes

750 gramas de tripas de vaca

500 gramas de entrecosto de porco

100 gramas de carne de vaca com osso

100 gramas de toucinho fumado

1 chouriço de carne

1 morcela

600 gramas de feijão branco

2 cenouras

1 cebola

3 dentes de alhos

1 ramo de coentros

2 tomates bem maduros 

2 folhas de louro

1 colher (das de café) de cominhos

1 colher (das de chá) de colorau

1 copo de vinhos branco

Sal grosso quanto baste

Piri-piri a gosto


Preparação

De véspera ponha o feijão de molho, limpe e lave muito bem a dobrada com sal grosso. Escalde-as e deixe de molho em água com sal e rodelas de limão. No dia coza o feijão temperado de sal numa panela, depois de cozido escorra e reserve algo de água da cozedura, coza as tripas noutra panela e depois de cozidas escorra e corte em pequenos pedaços, reserve. Num tacho grande refogue a cebola e os alhos picados juntamente com as folhas de louro, refresque com o vinho branco e deixe ferver e junte os tomates o colorau, o ramo de coentros, as cenouras as rodelas deixe ferver e junte as carnes cortada em pedaços e as tripas e deixe refogar um pouco e tempere com os cominhos e piri-piri a gosto, junte água de cozer os feijões e os enchidos inteiros, deixe cozer durante uma hora em lume médio.  Retire os enchidos e junte os feijões, retifique os tempero de sal e deixe cozer uns 5 minutos para apurar os sabores.

Corte os enchidos as rodelas e adicione ao tacho e apague o lume e deixe repousar com o tacho tapado mais uns 5 minutos. Sirva enfeitado com salsa picada e um ramo por cima acompanhado com arroz branco.

Bom Apetite


Comentários

Mensagens populares