Deliciosos Pasteis de chaves


Sé ha coisa boa em Portugal é a gastronomia, recorrendo o país de lés a lés as iguarias são sublimes. Mas hoje vamos falar de Chaves, deixando de parte os seus fumeiros e outras iguarias únicas e inigualáveis, falaremos do Pastel de Chaves que já comemorou mais de 150 anos de historia. Sendo um produto IGP, indicação geográfica protegida é feito de massa folhada tenra e estaladiça, em forma de meia lua e recheado com um maravilhoso refogado de carne de vitela. Reza a historia no ano de 1862, quando uma vendedora, cuja origem se desconhece, percorria a cidade com uma cesta contendo uns pastéis de forma estranha e cuja quantidade não era suficiente para saciar a gula dos comilões. Mais tarde terá vendido a receita a  Dona Tereza Feliz barreira, fundadora da Casa do Antigo Pasteleiro, na qual assim começou a expansão desta iguaria. 

Ingredientes; recheio

250 gramas de carne de vitela picada

50 framas de miolo de Pão de trigo

1 cebola picada

1 dente de alho picado

Azeite quanto baste

2 colheres de sopa de vinho branco

1 folha de louro

Sal quanto baste

Salsa picada quanto baste

Ingredientes; massa folhada

  • 5 gramas de sal fino
  • 150 ml de água morna
  • 200 gramas de manteiga amolecida

  • Preparação; recheio
  • Num tacho Refogar com o azeite o dente de alho picado, a cebola picada e tempere com sal a gosto. Junte a folha de louro e o vinho branco, deixe evaporar o álcool e acrescente a carne de vitela picada e cozinhe durante 10 minutos, com o tacho tapado. Retire o louro e adicione o miolo de pão aos pedaços, mexa bem e junta-lhe a salsa picada e deixe arrefecer numa taça.
  • Preparação: massa folhada
Passo 1 - Massa Folhada
Misture a farinha, o sal, a água e bata bem até formar uma massa homogênea. Coloque a massa numa tigela, faça uma cruz e deixe descansar alguns minutos.
Devida a manteiga em 5 e abra a massa em uma superfície enfarinhada em formato retangular. espalhe uma parte da manteiga em metade da massa e dobre a outra metade por cima. Passe o rolo e repita a esta operação mais 3 vezes. Deixe repousar uns minutos  e dobre a massa em 3 passe o rolo e repita a operação mais 3 vezes, deixe repousar. Estenda a massa com o rolo e enrole apertando bem, corte em discos de 1 a 1.5 centímetro, deixe repousar.

Montagem dos pasteis

 Abra a massa manualmente formando discos, coloque o recheio de carne e dobre manualmente, em forma de meia lua e leve ao forno a 250ºC entre 15 a 20 minutos minutos. 

 Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares