Migas de Feijão frade com chouriço

 


Olá hoje voz trago uma receita de um acompanhamento, tanto para carne ou peixe. Resolvi adicionar uma chouriço fazendo assim um prato único para uma refeição. Rápido e simples de fazer uma ideia para os dias de apuro.

As migas fazem parte da culinária portuguesa como um prato de lavradores, seria uma forma de aproveitar o pão velho, mas hoje em dia já existe muitas variantes. também em nossa vizinha Espanha e um prato popular, nomeadamente m Andaluzia, Aragão, Estremadura, etc. 

As migas de feijão frade e couve são tipicamente da região centro de Portugal, nomeadamente de Aveiro. existem por ai muitas receitas feitas com broa de milho,  mas eu pessoalmente prefiro fazer com pão saloio cortado e quadradinhos e bem tostados

Ingredientes

250 gramas de feijão frade cozido

300 granas de couve portuguesa (como para Caldo verde)

400 gramas de fatias de pão velho (preferência saloio)

1 chouriço de carne

2 dentes de alho

Azeite

Sal e pimenta a gosto

Preparação

Escalde a couve em água a ferver temperada de sal uns 5 minutos, escorra e reserve. Corte o pão aos quadradinhos e humedeça com um pouco da água das couves.

 Numa frigideira grande com azeite refogue o chouriço em rodelas e os alhos laminados, quando começar a loirar junta-lhe o feijão e as couve, envolva bem , tempere de pimenta a gosto e dixe refogar uns 3 minutos mexendo sempre. adicione o pão e refogue mais uns 3 minutos ou até o pão começar a tostar um pouco. Sirva de imediato ou tem-te manter quente até a hora de servir.

Bom Apetite




Comentários

Mensagens populares