Batata a murro

 


Como o fim de semana passado publiquei um a receita de acompanhamento, hoje e para começar este mês voz trago outra receita, as batatas a murro ou batatas ao murro. Que poderá servir de acompanhamento a um bacalhau na Sexta-feira santa da Pascoa.

Esta também é uma receita muito típica portuguesa e serve tanto para acompanhar pratos de carne como de peixe. 

Esta receita era feita pele minha mãe para aproveitar restos de batatas cozidas com a pele, Seriam batatas de um dia para o outro cozidas com bastante sal grosso e uma ou 2 folhas de louro, uma sobra de alguma refeição pois naqueles tempos era o habitual acompanhar tudo com batata cozida.

Assim aqui deixo a minha receita baseada na minha mãe.

Ingredientes

1 quilo de batatas medianas

1 folha de louro

1 ramo alecrim fresco

1 cebola media

Sal grosso (marinho) quanto baste

Azeite quanto baste

 Preparação

Lave bem as batatas e coza uns 30 minutos em água bem temperada com o sal grosso e a folha de louro, escorra e deixe arrefecer um pouco até a pele das batatas começar a esbranquiçar por causa do sal.

De um ligeiro murro as batatas e envolva em azeite com alho picado, coloque em um tabuleiro em forno pre-aquecido180º uns 30 minutos ou até começarem a dourar. Retire do forno e separe as batatas do azeite e misture com o azeite a cebola picada juntamente com o alecrim bem picadinho, verta outra vez por cima das batatas e sirva.

bom apetite



Comentários

Mensagens populares