Fumaça liquida

Onde a fumo há fogo, um ditado muito popular que aqui não sé aplica, pois isto só tem fumo e com um saborzinho muito especial. Normalmente não sou adi-tico a estes tipos de produtos, mas a este tenho que lhe tirar o chapéu, dando-lhe todo o mérito que merece.
 O meu interesse por este produto, começou mais ao menos a um ano ( aqui ) atrás com uma receita vinda dos EUA. Alguns meses depois ( aqui ) consigo uma pequena amostra (2 colheres de sobremesa) de um liquido chamado de Fumaça liquida. Depois de varias pesquisas e contactos nos finais de junho adquiro uma boa quantidade deste produto, e hoje estou aqui para falar dele.

A fumaça líquida (brasil) fumo liquido(Portugal) ou Liquid smoke como é chamado na America, foi inventada nos anos 70. Defumar alimentos dava imenso trabalho e demorava muito, então alguém teve a brilhante ideia de condensar em solvente a fumaça e vapores obtidos pela queima da madeira. A fumaça líquida proporciona sabor, aroma e cor de defumado ao alimento.

A fumaça liquidada elaborada a partir da queima de madeiras 100% natural, sem adição de produtos químicos. Pedaços da madeira nogueira, etc., são submetidos a um calor intenso, levando a madeira à combustão. A fumaça produzida é resfriada bruscamente dentro de condensadores e, com isso, passa da forma gasosa para a líquida. Depois de filtrada, a fumaça passa por grandes tanques de carvalho para maturação e é engarrafada. Com apenas algumas gotas da fumaça líquida é possível criar um prato aromatizado com sabor a defumado. Ideal para bifes, frango, hambúrgueres, cachorros-quentes, sopas, molhos, feijão, saladas ou onde o sabor defumado for desejado. Use para temperar carnes antes de grelhar: uma colher de chá para cada quilo de alimento é suficiente, pode temperar normalmente, pincelar ou vaporizar a fumaça líquida ou deixar marinar para o sabor ficar mais forte.





Durante séculos, os seres humanos tem confiado na prática da defumação, associada à salmoura, como um meio de garantir a conservação de carnes e peixes. O sabor de um salmão defumado ou um naco de carne é totalmente distinto do gosto do produto fresco. A necessidade de produzir alimentos defumados em grande escala inviabilizou, de certa forma, o processo artesanal e assim, começaram a aparecer novos ingredientes, permitindo não somente acelerar o processo de defumação, mas também conferindo ao produto cor e aroma, além de algumas propriedades antimicrobianas. No método tradicional o processo de defumação baseia-se na exposição do alimento à fumaça proveniente da queima incompleta de madeira, serragem, carvão, etc. Este processo é utilizado, principalmente, para carnes, pescado e embutidos. O termo defumado faz menção a todo produto que teve contato com o fumo ou sofreu um tratamento por fumaça liquida. A principal ação da defumação é conferir ao produto aroma e sabor, bem como coloração específica. Assim temos a fumaça liquida um produto de nova geração que veio ajudar muito nesse processo, um forte aliado na cozinha.

Bom Apetite

Comentários

  1. Boas Chef! Onde conseguiu comprar o Fumo Liquido?? Não consigo encontar!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta veio do Brasil trazida por um amigo.
      Aqui na Europa, que saiba ainda não é comercializada. O melhor e tentar mandar vir de fora.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares