Croquetes de frango à Espanhola

Las croquetas (espanhol) ou os croquetes (mais aportuguesado) são uns aperitivos muito populares em Espanha, Holanda e na Sicília.
Embora muitas pessoas pensem que o croquete é um produto originário da Espanha, na qual sé enganam, a sua origem é na verdade francesa
O croquete chegou à península no final do século XIX. Reza uma historia que esse aperitivo surgiu na França, quando o aristocrata Louis de Bechamel, encarregado da cozinha do rei Luís XIV.  Dizem que ele ou um de seus assistentes criou o bechamel (base de dentro do croquete), mas na verdade esse molho foi o aperfeiçoamento de um molho mais antigo à base de creme de François Pierre de la Varenne, chef do Marquês de Uxelles. creme esse que  os cozinheiros costumavam fazer para a nobreza.
Mas foi só em 1817, quando o chef Antoine Cámere serviu umas croquettes à la royale em um jantar para o arquiduque da Rússia. Ele teve a brilhante ideia de revestir o bechamel com uma camada crocante.
Uma outra historia  fala de uma teoria italiana, segundo a qual o croquete foi criado pelos chefs florentinos de Catalina de Médici que a acompanharam ao casamento em Marselha com Henrique II de Orleans em 1533. Eles afirmam ser os inventores do bechamel, graças ao fato de essa rainha ter começado. uma revolução gastronômica no país gaulês.

Finalmente uma outra historia embora com pouco sem fundamento. Conta-se que o duque Philippe de Mornay, governador de Saumur e senhor de Plessis, foi creditado com a invenção de diferentes molhos: Mornay, Lyonnaise, Porto e Chasseur. Como uma anedota, é interessante comentar, embora a credibilidade não seja muito alta.

O croquette francês original na época de sua criação era muito mais dura do que os que conhecemos hoje. Assim que hoje em dia cada país adaptou a receita aos seus costumes, e é comum encontrar croquetes na Europa, mas eles geralmente são batatas trituradas e batidas, sem bechamel e sem mais nada.

O termo croquette vem do croc ou croquer, que a partir daí o croquette em outros países, ele muda de nome: kroket em Holanda; krokett em Hungria; korokke em Japão; croquete em Portugal / Brasil; kroketten em Alemanha; croquet em inglês; Espanha, coloquialmente pronunciam  croquetas. 
Os espanhóis geralmente aproveitam os restos de outros pratos para adiciona-los, tornando-as mais
 deliciosas e apetitosas. Cosas de nuestros hermanos.


Ingredientes
2 peitos de frango ( restos assados ou cozidos) desfebrado
1 litro de leite gordo
4 colheres (de sopa) de farinha
4 colheres (de sopa) de azeite
1 colher (de sopa) de manteiga
1 dente de alho
2 ovos batidos (como para omelete)
Sal a gosto
Pão ralado
Óleo para fritar

Preparação
Colocar uma sertã grande ao fogo com a manteiga e o azeite. Quando derreta a manteiga, colocar o alho esmagado e deixar alourar bem. Retire a sertã do fogo e retirar o alho, deixe arrefecer um pouco.
Colocar a farinha no azeite e remexer ate ficar sem grumos, juntar o leite pouco a pouco e leve novamente ao fogo sem deixar de remover. Juntar os peitos de frango, sempre mexendo até que a bechamel fique espeça. Coser uns 5 minutos e retificar o sal.
Verta para uma travessa e deixe arrefecer por completo. Formar os croquetes com a ajuda de duas colheres dondo-lhe uma forma cilíndrica, passe pelo los ovos e depois pela farinha de pão. frite em óleo bem quente e deixe escorrer numa rede.

Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares