Frango à Dijon


Aqui a tempos publiquei aqui   "1"  "2"  "3"  receitas com mostarda mais leves (tipo brancas). Sendo assim hoje vou propor um prato com uma mostarda mais forte. Existe mostarda em grão, em pó ou sob formas preparadas ( tipo maionese). As mais populares são de preparação inglesa, francesa, alemã e americana. Mas a sua verdadeira origem e Italiana feito com açúcar, frutas e óleo de mostarda, geralmente picante. Desde o seu aparecimento que a mostarda mais popular, muitas vezes é confundida com a mostarda francesa (moutarde), que faz alusão a mostarda como um condimento que é feito a base da famosa mostarda de Dijon (Dijon Moutarde), com vinagre, sal e sementes de mostarda. Os dois produtos, e a etimologia do nome, têm em comum apenas a utilização da mesma planta.


As principais mostardas italianas são;
Mostarda vimentina; a base de polpa de marmelo , obtido a partir do fruto cozido com 50% de açúcar . Depois de arrefecer adicionasse  um óleo essencial de mostarda.
Mostarda Cremonese; a mais popular de todas. É uma mistura de fruto cristalizado e xarope com um teor de açúcar de 50-60%, com a adição do óleo essencial de mostarda.
Mostarda  Mantovana; novamente com marmelo, possivelmente também com peras, mas com frutos inteiros.
Mostarda di Voghera; frutas cristalizadas e xarope.
Mostarda piemontese; baseia-se em marmelada de uva .
Em Itália a mostarda usada tradicionalmente como acompanhamento de cozidos, embora nos últimos tempos alargassem a sua combinação com queijos curado em geral ou até compotas e doces. Já a mostarda pura (a antiga) e muito utilizado para condimentar carnes.

Já a mostarda de Dijon de origem francesa é uma variedade de mostardas fortes e muito usada na culinária francesa. Feita a partir de grãos de mostarda, vinagre, sal e ácido cítrico. Serve para acompanhar todos os tipos de carnes, geralmente feita tipo mainesse. O nome "mostarda de Dijon" devido ser feita na cidade de Dijon desde o século XVIII. Atualmente existem varia receitas da mostarda de Dijon, sendo a mais utilizada as que fazem a combinação com o estragão, sendo as mais famosas as marcas Maille e Amora.


Ingredientes
500gramas de frango cortado em pedaços
1 ramo de tomilho
1 cebola media
2 folhas de louro
2 dentes de alhos
2 colheres (das de sopa) de farinha de trigo
2 colheres (das de sopa) de mostarda de Dijon
200 ml. De natas
Manteiga que baste
Sal que baste

Preparação
Ponha o frango a cozer em ½ litro de água juntamente com o tomilho, a cebola as rodelas, o louro e temperado de sal. Coe e reserve o caldo. Depois de cozido e limpo leve a o frango à frigideira a dourar em um pouco de manteiga com o alho esmagado, reserve tudo. Com o caldo coado dissolva a farinha e leve ao lume brando 3 minutos aproximadamente, retire do lume e acrescente as natas e a mostarda junte ao preparado do frango e misture tudo muito bem. Sirva com legumes cozidos ou batas fritas e arroz branco.

Obs. Depois de colocar a mostarda não levar o molho ao lume nem ferver, se o fizer o molho ficara azedo.

Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares