Aba no forno com batata doce e brócoli

A Aba de vaca, um corte de carne de vaca que esta dividido em duas partes, a aba grossa considerada de 2ª categoria mais indicada para cozer e muito saborosa em estufados e a delgada de 3ª categoria, é indicada para caldos, servindo também para cozidos e estufados. Normalmente este tipo de corte não sé usa para assar no forno, mas hoje em dia pode-sé assar em inclusive grelhar na brasa, respeitando sempre o corte.
Ao contrario da aba de vitela a de vaca é uma carne mais fibrosa e dura, mesmo assim pode-sé obter bom resultados tanto assada como grelhada.

Ingredientes
1 ou 2 brócolis
1 kg de batatas doce
1 tira de aba de vaca, entre 1.2 a 1.5 kg
2 cebolas
4 dentes de alhos
1 copo de vinho branco
1 colher (das de sopa) de tomate concentrado
1 colher (das de sopa) de massa de pimentão doce
2 folhas de louro
Pimenta preta (facultativo)
sal grosso
Azeite

Preparação
Tempere a carne inteira com sal e coloque-a na panela de pressão, juntamente com uma cebola inteira e louro, cubra com água e coza por 30 minutos.
Depois de cozida, corte a carne em pedaços e coloque num tabuleiro de ir ao forno, retifique o sal e tempere com pimenta, adicione a outra cebola aos gomos, os dentes de alho esmagados, o concentrado de tomate, a massa de pimentão, um pouco de azeite e o vinho. Leve ao forno pre-aquecido a 180º entre 30 a 45 minutos, virando a carne de vez em quando. Caso não queira usar uma panela siga os passos de temperar a carne e asse durante umas 2 horas com o tabuleiro tapado com alumínio, destapando nos últimos 30 minutos
Ao mesmo tempo depois de lavadas e com a pele coloque as batatas doce embrulhadas em papel alumínio num tabuleiro a parte para assar.
Lave os brócolis e coza em água temperada com sal e sirva com a carne e as batatas partidas.


Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares