Falafel

Considerado atualmente por alguns como a hamburguesa dos vegetarianos, esta especie de croquete salgadinha data já dos tempos bíblicos. Conhecida como uma comida típica do Oriente-Médio, sua verdadeira origem é desconhecida. A Índia, reclama como sua onde antigamente era cozida com pão temperado, assim como os antigos egípcios (os egípcios usam favas), mas a verdade é que cada vez mais e um prato feito em muito países do mundo.
Este prato tem ganhado muita fama graças aos restaurantes de comida árabe ou vegetariana. Normalmente servido com húmus ou taine, assim com algumas saladas.

Ingredientes
1/2 kg de grão de bico demolhado
1/2 de cebola picada
3 colheres (das de sopa) de de salsa picada
3 colheres (das de sopa) de coentros fresco picado

2 dentes de alho picados
1 colher (das de de chá) de cominho em pó
1 copo de pão ralado
1 colher (das de chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (das de café) de sal fina
1 colher (das de café) de pimenta de caiena moída
Óleo de girassol para fritar

Preparação
Lave com água e escorra o grão-de-bico e pique-o numa picadora, juntamente com a cebola, alho, salsa, coentro fresco e um copo de água e misture até obter uma textura homogênea e ligeiramente grossa. Adicione o sal, o cominho em pó, a pimenta de Caiena, o bicarbonato e envolva bem, deixe a mistura repousar uns 30 minutos.
Faça da mistura umas bolinhas (do tamanho de uma bola de pingue-pongue) ou mini hambúrgueres. Conforme vai a fazendo as bolas sé a mistura estiver muito úmida, (dificultando a formação de bolas), adicione aos poucos o pão ralado para ajudar.


Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares