Rabo de Boi estufado


Um prato tipico da cidade Córdoba, Espanha.

Uma refeição de gente pobre, que ao longo dos anos se tornou rica. Mais uma daquelas receitas baratas inventadas por necessidade porque, como já sabemos, a fome aguça o engenho.

No final do século XIX é quando esta receita tradicional começa a ser cozinhada nas casas de Córdoba, numa época de máximo esplendor para o mundo tauromáquico.

A gente mais humilde da cidade de Córdoba esperava pacientemente a morte do touro que era levado para as traseiras das praças de touros e escuartejado. Rabo, as orelhas, as vísceras e outras miudezas,  para o povo, enquanto as partes nobres para algum  empresário ou um açougueiro com algum poder monetário.

Hoje em dia já não há touradas e é de facil acesso a rabos de boi ou vaca, na qual a receita não deixa de ser saborosa. A receita em questão é muito simples, trata-se de um ensopado comum, com outros tantos ingredienteso, com o objetivo de deixar a carne bem macia. Assim nasce uma receita deliciosa, com uma historia de sabedoria, numa época de situações econômicas difíceis. Tenho que louvar essas cozinheiras do passado que mesmo ainda hoje fazem frente aos chefs da actualidade. O que seria de nós sem estas receitas de gente humilde e pobre.

Ingredientes

1 rabo de boi (800 a 900 gramas)    
1 cebola média
1/2 alho francês
2 dentes de alho
1 cenoura grande
2 tomates maduro 
1 folha de louro
1 copo de vinho tinto
1 copo de água
1 colher (das de chá)de colorau
Sumo de 1/2 limão
Azeite
Farinha de trigo
Sal
Pimenta

Preparação

Lave e seque muito bem os pedaços de rabo de boi e tempere com sal, pimenta e sumo de limão. Deixe marinar umas horas ou de um dia parao outro.
Enfarinhe todos os pedaços de rabo e aloure num tacho grande com o azeite, quando o rabo estiver alourado, passe para um recipiente e reserve. No mesmo azeite refogue, então, o alho francês cortado em juliana, a cebola picada, os alhos descascados e esmagados. Quando comecar a alourar adicione a folha de louro, o colorau, as cenouras cortadas às rodelas e o tomate aos pedaços.
Deixe cozinhar alguns minutos até que os legumes estejam macios. Corrija temperos.
Incorpore os pedaços de rabo de boi e cubra com o vinho e a água.
Levante fervura, tape a panela e deixe cozinhar pelo menos 3 horas em lume médio,
Podera reduzir o tempo em uma panela de presão que vai de 30 a 45 minutos.
 A carne deve estar suave a separar-se do osso. Retire os pedaços de rabo de boi para uma travessa e passe o molho por um passador chinês. 
Cubra o rabo de boi com o molho e sirva bem quente com acompanhamento de sua preferencia.

Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares