"PRIME RIB" Costeleta de boi no forno

Este corte de carne é extraído da caixa torácica superior da costela do boi, esta considerado como um corte de primeira.Trata-se de uma carne muito macia e de alta qualidade.
O nome “Prime RIB”  em inglês foi intencionalmente escolhido para mostrar que é a melhor e mais nobre parte da costela do boi, em Itália, o corte é conhecido como Costata, já na vizinha Espanha clamam-lhe Chuletón, no brasil e filé da costela e em Portugal e conhecido como costeleta de boi.
Com já expliquei em  costeleta de novilho na frigideira , este corte possui uma gordura entremeada que acentua seu sabor. A peça é sempre servida com o osso para fortalecer mais o sabor, assim como favorece o perfeito cozimento. O corte da carne pode ser feito na transversal das vértebras para grelhar ou em uma só peça para assar.
Para aproveitar a melhor maneira de preparar ao grelhar, a carne deve-se começar a assá-la pelo lado do osso. Já no forno deve-se utilizar de preferencia a técnica do Bafo para preservar todo o seu suco.
Como aconselhável, não deve temperá-la muito, para não mascarar o sabor único da carne.

O sabor e a maciez do corte de Prime Rib é alguma coisa de inexplicável, principalmente se você usa uma carne proveniente de um animal Angus. Para os amantes de carne não existe a opção bem passada para sentir todo o seu sabor.
No meu caso  fiz passado ponto, porque aqui todos gostam de bem passado, na qual mesmo assim ainda pude sentir as suas virtudes de seu sabor.
Ingredientes
3 kg de costeleta de boi numa só peça
2 ramas de tomilho seco
5 dentes de alho esmagados
Escamas de sal ou sal grosso marinho quanto baste

Preparação
Cortar a carne junto aos osso até a parte de baixo, (pode pedir no talho para o fazer) e retirar a carne entre os ossos. Esfregar a carne com os temperos e temperar de sal a gosto e colocar no centro as carnes tiradas de entre os ossos e enrolar, atar com um fio como sé fosse um carré.
Embrulhar bem com papel alumínio (no minimo 3 capas) ou utilizar um saco de celofone que é bem melhor.
Levar ao forno médio 150º pre-aquecido aproximadamente 2 horas, desembrulhar ou retirar do saco de celofone  e deixar entre 10 a 15 minutos para tostar e sirva com um acompanhamento a seu gosto.

Para fazer ao ponto com 1 hora e meia de forno será o suficiente, tendo atenção sempre as temperaturas do forno e nunca passar dos 150º.

Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares