Pão Caseiro "Nova receita"

Todos gostamos de um pão fofo e crocante, recém saído do forno, Para conseguir temos que ficar espera na padaria que saia a fornada, logo levar a casa para comer, na qual pelo caminho arrefece, ou então fazer em casa o que parece complicado.
Hoje voz trago uma receita com uma técnica para confeccionar pão igual as padarias, com o forno convencional da cozinha. Para isso basta ter uma terrina grande redonda e de vidro ou algo idêntico que possa ir ao forno.

Ingredientes
500 gramas de farinha de trigo
350 ml de água morna
1 saqueta de fermento de padeiro em pó (5 gramas)
7 gramas de sal fino
Um fio de azeite

Preparação
Num recipiente misturar bem a farinha com o fermento, adicione o sal e volta a misturar. Juntar a água e misturar, passar a massa para uma mesa ou na banca da cozinha e amassar bem durante uns 15 minutos virando sempre a massa para dentro. Acabar o amasse-o formando uma bola, espalhar por cima um fio de azeite e colocar dentro de um recipiente grande tapado com película aderente em lugar quente uns 30 minutos fermentar.
Voltar por na mesa enfarinhada e dar 3 ou 4 voltas para dentro. Enfarinhar bem  recipiente e desta vez cobrir só com um pano limpo embrulhando o recipiente e deixar mais uns 30 minutos.
Virar a massa para o tabuleiro do forno coberto com papel vegetal, fazer um corte em cima da massa e polvilhar com água.

Cobrir com a terrina e levar ao forno pre-aquecido de 15 a 20 minutos a temperatura máxima. Baixar a temperatura para media, retirar a terrina de cima do pão e deixar mais uns 15 a 20 minutos. Sé por acaso a terrina for pequena devida a massa em dois logo a seguir a 1ª fermentação e siga o processo a partir desse ponto.
Retirar o pão do forno e deixar arrefecer um pouco antes de comer, agora e só por um pouco de manteiga saborear um pão quentinho e crocante.
Ter atenção que o tempo de cozedura pode variar alguns minutos de forno para forno, este tempo e baseado no meu forno que e elétrico.

Bom Apetite

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares