Costilhas de boi ao vinho

 


Uma boa carne de boi tem que ser de cor vermelha escura devido a maduração em seco, com alguma gordura infiltrada, Uma cor vermelho vivo indica que não sé há madurado e sera menos saborosa. A indicação da raça assim como sua origem e um indicador de qualidade.

As costilhas com uma grossa capa de carne e gordura são excelentes para caldos e sopas, podendo tambem ser utilizadas em uma cozedura em fogo lento com uma saborosa redução de molhos.


Ingredientes

 1 quilo de costilhas de boi (aba com osso)

4 cebolas pequenas

4 dentes de alhos

2 pimentos verdes picantes (malaguetas)

200 gramas de tomates maduros triturados 

750 ml de vinho tinto de boa qualidade

300 ml de caldo de carne

1 ramo de tomilho fresco

1 ramo de salsa fresca

1 folha de louro grande

Azeite 

Sal


Preparação 

Temperar as costilhas com sal e deixar repousar um pouco. Numa sertã grande com um fio de azeite dore as cebolas inteiras sem casca, os dentes de alhos ligeiramente pisados com casca e os pimentos, passe para um tacho grande e reserve. 

Na mesma sertã dore a carne de todos os lados e passe para o tacho, volta a por a sertã ao lume com metade do vinho, deixe e ferver e junte o tomate, o louro, a salsa e o tomilho. Verta tudo para o tacho e acrescente o resto do vinho e o caldo de carne, verifique o tempero de sal, tape e leve ao fogo médio/baixo de 2 a 2 horas e meia. 

Retire os ramos de salsa e tomilho, o louro  com a carne e deixe reduzir um pouco mais se desejar. Sirva com legumes ou batatas cozidas.


Bom apetite

Comentários

  1. Divulgue seu link, site, blogs e páginas na web junte-se e ganhe 100 acessos em seu link https://www.waaap.net

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares