Irish Coffee "Café Irlandês"


Aqui estou eu de regresso e como e costume quando faço uma paragem no blog. sempre regresso com uma bebida.

Considerada uma das bebidas mais apreciada no mundo, o Irish coffee, ou café  Irlandês como e conhecido surgiu pela primeira  vês no ano de 1943, mais precisamente no aeroporto de Foynes, localizado no condado de Limerick. Na altura, Foynes considerado um dos maiores aeroportos da Europa, o primeiro a receber voos transatlânticos na Irlanda, recebia regularmente voos com passageiros dos Estados Unidos que desembarcavam em hidroaviões.

Reza a historia que em 1943 no inverno decolou de Foynes um voo com destino a Nova Iorque, mas devido às péssimas condições climáticas, o avião teve que retornar ao aeroporto para aguardar por condições mais seguras para voar novamente. Foi então que Joe Sheridan, chef do restaurante do aeroporto, foi chamado de volta ao trabalho naquela noite para preparar refeições para os passageiros. tendo que preparar algo rápido e quente para os passageiros que estavam com frio, Joe inspirou-se e adicionou um pouco de uísque irlandês ao café que seria servido tapando com um pouco de creme fresco. A partir de antão a bebida tornou-se parte do menu oficial no restaurante do aeroporto, que em 1945 Foynes encerrou operações, assim, o restaurante foi transferido para o aeroporto de Shannon. 

 Em visita à Irlanda em 1951 o jornalista americano Stan Delaplane provou a bebida no aeroporto de Shannon. Levou a receita para São Franciscoe tentou reproduzir a bebida em conjunto com Jack Koeppler, proprietário do Buena Vista Café, mas apos varias tentativas falhadas em reproduzir a receita, pois não conseguiam acertar a textura do creme, que é um dos elementos fundamentais da bebida.

Koeppler ofereceu a Joe Sheridan um cargo de barista no Buena Vista Cafe. O irlandês aceitou o cargo e a partir 1952 a bebida começou a tornar-se popular nos Estados Unidos, estendendo-se a fama para outros países do mundo.

Ao tentar reproduzir esta receita tente utilizar um whisk irlandês ou um de boa qualidade, de todas as receitas que provei esta foi a que mais gostei e termos de paladar e sabor.


Ingredientes

30 ml de whisk irlandês

48 ml de café forte expresso

21 ml de creme de leite fresco batido

1 colher(das de café) de açúcar amarelo 

Cacau em pó para decorar (opcional)


Preparação

Escaldar um copo de 100 a 120 ml em água a ferver. Colocar o açúcar no fundo do copo, adicionar o café quente e de seguida o whisk, mexer e deixar repousar um pouco. Adicione o creme de leite batido lentamente por cima e sirva. 

Querendo pode decorar com um pouco de cacau em pó por cima, sendo que não faz parte da receita mas que em muitos bares o fazem.


Bom apetite

Comentários

Mensagens populares