Entrecot "contrafilé" reedição


El Entrecot derivado do francês entrecôte é um tipo de bife de vaca que esta entre as costelas, o intercostal. Uma peaça de carne a partir da área dorsal que conhecemos por lombo que divide-se em dois tipos; lambo alto que se tiram as costeletas e o lombo baixo na qual se tira-se o entrecot, em português o contrafilé

Um bom entrecot para estar no seu ponto deve ter no mínimo vinte dias depois de extraído do animal morto (vaca ou boi). Normalmente o de boi tem melhor qualidade e a melhor maneira de o saborear é na chapa. Aqui  acompanho com batatas, chalotas e tomate a la plancha aromatizadas com ervas.


Ingredientes
4 entrecot (2 cm de grossura com 300 gramas cada)
4 batatas medias
2 dentes de alhos
2 tomates maduros
2 chalotas
1 ramo de tomilho seco
Pimenta a gosto
Sal grosso
Azeite que baste

Preparação
Coza as batatas cortadas ao meio em água temperada com sal, estando cozidas escorra e reserve. Numa chapa quente coloque um pouco de azeite, ponha as batatas, as chalotas cortadas ao meio e os tomates cortados ao meio com o corte para baixo. Dourar bem e acrescente o alho picado com o tomilho e tempere de pimenta a gosto, reserve.
Antes de confeccionar o entrecot bate-se dos dois lados com a faca  para domar a carne e do lado da gordura faça um corte para que não encarquilhe na hora de colocar na chapa quente.
Entretanto aqueça a chapa em lume alto bem quente, deite um pouco de azeite e coloque o entrecot  de 1 a 2 minuto de cada lado, retire e salpique com sal grosso e sirva imediatamente com o acompanhamento preparado.

Bom Apetite.

Comentários

Mensagens populares