Sardinhas Salgadas
Esta receita em tempos era muito popular na minha terra "Gafanha do Carmo"
Quem não gosta de sardinhas? Assadas, cozidas, fritas ou de conserva, creio que quase toda a gente gosta. Hoje em dia a sardinha é quase um alimento de luxo, pelo alto preço a que é vendida. Então em época das festas populares, nomeadamente pelo S. João, o preço é deveras exorbitante. Noutras épocas, a sardinha era o bife dos pobres, principalmente do povo das aldeias, dos lavradores. Duas batatas cozidas, uma sardinha cozida, era um prato muito generalizado, mas mesmo assim com algum requinte, pois mesmo a um preço acessível, nessa altura (anos 60 e 70), a sua compra não estava ao alcance da maioria das pessoas. Lembro-me perfeitamente de um episodio com minha avó “ Ti Bernada “, tínhamos chegado do Brasil a Gafanha a poucos dias e fomos comer a casa dela, eram sardinhas cozidas com batatas, fiz cara feia, ai ela disse: “que em tempos uma sardinha era dividida por dois ou três”. Antigamente as sardinhas eram salgadas sem guelras e tripas durante varias semanas, principalmente no inverno, pois nessa altura do ano era muito difícil a venda da sardinha, devido ao estado do mar, mas também por não ser tão gostosa. A este respeito, os mais antigos dizem que a sardinha é boa nos meses sem R (portanto Maio, Junho, Julho e Agosto). Depois perde qualidades. Nesta, como noutras coisas, é certa a sabedoria popular. Hoje em dia a sardinha é consumida habitualmente fresca, muito raramente é congelada. Já ninguém salga sardinhas e mesmo que o fizessem as mesmas ficariam intragáveis e rançosas. No entanto, nessa altura as sardinhas conservavam-se com boa qualidade e sempre deliciosas, mesmo depois de salgadas por várias semanas. Para além do mais, não havia outra alternativa à sua conservação, pois arcas congeladoras era equipamento que ninguém tinha.
Ingredientes
sardinhas, que baste
sal grosso, que baste
babatas novas, que baste
2 cebolas
azeite
salsa
Preparação
Claro que não vamos deixar as sardinhas no sal durante semanas como fazia os mais antigos. Depois das sardinhas limpas das tripas e das guelras, deixe em bastante sal de um dia para outro. No dia lave e corte as rodelas as batatas com a pele, disponha no fundo de um tacho com água ( ponha água só a cobrir as batatas ), por cima as cebolas também as rodelas e por fim panha as sardinhas lavadas do sal com o ramo de salsa e uma golpada de azeite. Leve ao lume a ferver durante uns 20 minutos, sirva de seguida.
Bom Apetite
Gostei muito de sua receita, fiz e ficou muito saborosa, possuo tb um blog de culinária se quiser conhecer será um prazer. Um grande abraço.
ResponderEliminarmoscasfritas.blogspot.com
Obrigado, quando for presciso estou por aqui.
ResponderEliminar