Panceta de porco crocante "pururuca"
Nem só nuestros hermenos chamam a barriga de porco de pancetta. Em português nos termos culinários também sé usa essa denominação, panceta, principalmente no Brasil.
A panceta literalmente em português é a barriga do porco, ou seja a parte mais magra. Alguns cortes vêm acompanhados por partes de costela. A parte mais alta da barriga é o toucinho.
Também sé pode dizer que a pancetta é uma parte da barriga do porco seca, curada também com sal, pimenta e outras especiarias ou o bacon.
Já aqui publiquei varias receitas com barriga de porco crocante, e hoje trago-vos uma outra receita, mais simples de fazer e com um resultado também muito saboroso. os brasileiros lhe chamam de fazer a pururuca, ou seja deixar aquela pele bem crocante e a carne suculenta que é o que todo bom comensal gosta.
Ingredientes
1200 kg de barriga de porco
1 colher (das de chá) de alho em pó
1 colher (das de chá) de colorau fumado
1 colher (das de café) de pimenta
1 colher (das de café) de tomilho
1 cálice de aguardente de cana (cachaça)
Sumo de uma laranja
Sal grosso marinho quanto baste
Preparação
Numa travessa colocar a cachaça e colocar a pele da panceta para baixo e deixar umas 3 horas de molho, esse processo derivado ao álcool da cachaça vai ajudar a desidratar a pele. Tirar a panceta da cachaça e limpar bem com a carne virada para cima faça alguns golpes com uma faca mas não muito profundos, esfregue com o alho, o colorau a pimenta, o tomilho, sal a gosto e regue com o sumo da laranja, deixe repousar mais umas 3 horas.
Volte a virar a panceta com a pele para cima, limpe bem a umidade e faça uns cortes em losangos e esfregue com um pouco de sal grosso. Coloque a panceta com a pele para cima numa especie de envelope feito com papel alumínio na qual seja fácil tirar a parte de cima e leve a assar em forno médio 180/200º aproximadamente uma hora. Retire a parte de cima do envelope e volta ao forno reduzido para baixo/médio 120/150º cerca de mais uma hora ou ate ficar bem crocante. Retire e sirva com batatas assadas e rodelas de laranja ou um acompanhamento a seu gosto.
Observação; Os brasileiros gostam de deixar apele mais crocante deitando por cima uma gordura bem quente, mas isso já é outra receita e fica para próxima.
Bom Apetite.
Comentários
Enviar um comentário