Berinjela frita com arroz de chouriço e pickles

Ao contrario do que muitos pensam a berinjela no é um legume mas sim um fruto com suas origens na Índia, trazido para a Europa já no século XIII. A berinjela é rica em água e potentes antioxidantes que atuam no organismo prevenindo doenças do coração e diminuindo o colesterol.
Antigamente a planta da berinjela era usada só como planta de ornamentação, não sabendo-sé ao certo quando sé começou a usar-sé em alimentação.
Existem em vários tamanhos, formatos e cor e pode ser usada no preparo de pratos como o cuscus, em suflé, tortas, saladas, na lasanha, recheada e em muitas outras formas de cozinhar, como cozida, frita, assada ou grelhada.
Pode-sé combinar em saladas com pimentos, tomates, cebolas e azeitonas, alem de ser um ótimo acompanhamento para carnes grelhadas e assadas. Podem-sé guardar no frigorifico, num saco plastico entre uma a duas semanas. Para retirar o gosto amargo que a caracteriza, corte-a ao meio, esfregue com sal e escorra, ou deixe-a aberta coberta com água e sal, limão ou vinagre, durante uns 15 minutos. Escorra em seguida e seque com papel absorvente. Uma boa maneira de aproveitar todas as suas propriedades sem sentir o sabor amargo do fruto é cortá-lo em cubos e misturá-lo ainda cru no momento da confecção da refeição.


Ingredientes 
Berinjelas
1 ou 2 berinjelas (depende do tamanho)
Sumo de limão
1 raminho de salsa picada 
Pimenta preta moída
2 ovos
2 colheres (das de sopa) de farinha maizena 
Aguá com gás
sal
Óleo para fritar

Arroz
100 gramas de arroz agulha
100 gramas de chouriço vermelho 
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
Azeite 
Sal

Preparação
Berinjelas
Corte a berinjela em rodelas de meio centímetro e deixe em água com sal e o sumo de limão uns 15 minutos, escorra e reserve. Prepare uma tempura, bata os ovos temperados com sal e pimenta, junta-lhe a salsa e maizena diluída num pouco de água com gás e bata tudo ate incorporara bem os ingredientes. Passe as rodelas de berinjelas no preparado e frite em óleo, deixe secar em cima de papel de cozinha.

Arroz
Num tacho com um pouco de azeite frite um pouco o chouriço em rodelas, junta-lhe o alho e a cebola e deixe estrugir um pouco e acrescente o arroz, estrugir durante uns 3 minutos mexendo sempre e acrescente a água (1 medida de arroz  para 2 de água), tempere de sal e deixe coser em lume baixo até secar o arroz. Tape o tacho e deixe no mesmo sitio uns 5 minutos. Sirva a berinjela com o arroz e os pickles a parte.

Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares