Folar à moda de Chaves

Hoje é Segunda-feira, ou seja Segunda-feira de Páscoa. Normalmente sé não estivesse de quarentena, por causa do Covid-19, também estaria em casa por ser feriado. Quando comecei a minha quarentena a 30 dias atrás pus como data para regressar ao blog com receitas. Durante este tempo pesquisei muito e estive na cozinha com novas receitas, umas que já estariam agendadas e outras que foram surgindo no dia a dia. Assim porque ainda estamos em tempo de Páscoa, resolvi voltar com uma receita de um dos folares, alem dos de ovos que fiz . Trata-se do folar à moda de Chaves, um folar feito por etas alturas que tem como características principais um formato redondo e normalmente recheado de presunto e chouriço com uma massa fantástica, rica e saborosa. Como tal no próximo Domingo e a Pascoela e assim o  poderá fazer.  
Chaves, uma cidade Portuguesa do distrito de Vila real na região norte, sendo a segunda maior cidade do distrito e sede do município. Com uma gastronomia de qualidade, com sabor e textura que fazem dos seus pratos verdadeiras iguarias. Destacar o famoso presunto de Chaves, muito reconhecido até fora de Portugal, assim como o Pastel de Chaves que comemora 154 anos, e o seu folar de carne conhecido como Folar de Chaves que perde-se completamente no tempo sem conhecer a origem desta iguaria, devido à inexistência qualquer tipo de indicação da sua confecção que é tão antiga que é impossível descobrir-lhe as origens.
Ingredientes
500 gramas farinha de trigo
20 gramas de fermento de padeiro fresco ou 1 Saqueta de 5 gramas de fermento de padeiro seco
50 ml de água
70 ml azeite
30 gramas de banha de porco
20 gramas de manteiga ou margarina
4 ovos
100 gramas de presunto
100 gramas de chouriço
50 gramas de bacon


Preparação
Sé usar fermento fresco dilua com a água morna e deixe levedar 30 minutos. Sé usar o fermento seco, misture primeiro com umas 30 gramas da farinha e logo a água morna e deixe levedar tambem por 30 minutos. Entretanto num pequeno tacho adiciona o azeite, a banha, a manteiga e leva a lume brando para derreter tudo e que fique morno.
Numa tabuleiro grande ou em cima de uma mesa, deite a farinha e abra um buraco no meio, deita a mistura do fermento, os ovos menos uma gema e a mistura de azeite, começa a misturar tudo té começar a agarrar consistência, polvilhe com farinha e comece a amassar até obteres uma bola, volta a polvilhar com farinha e deixa num sitio morno coberto com um pano branco a levedar por umas 3 horas. Pessoas mais antigas faziam o sinal da cruz 3 vezes quando deixavam a massa de pão a levedar.
Passado o tempo, volta a pôr a massa na mesa e amassa um pouco mais, estenda com as mãos o máximo que poder e espalhe o presunto, chouriço e o bacon cortado em pedacinhos. Feche a massa como sé fosse um envelope dando um formato em bola, coloque em cima de papel vegetal e deixe levedar mais uns 30 minutos.
Com a gema que guardou, pincele a massa por cima e coloque em forno pre-aquecido 180/200º uns 25 minutos, ou até ficar todo dourado. Pode comer o folar morno ou frio que é uma delicia. 


Continuação de uma boa Páscoa.



Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares